Feriado

Confira o funcionamento dos serviços municipais na próxima semana

Escolas funcionarão na segunda (11), mas não na terça (12) e na sexta-feira (15)
Foto: Márcia Leal/PMCI

A próxima semana será marcada por duas datas comemorativas: Dia das Crianças, na terça-feria (12), e Dia dos Professores, na sexta-feira (15). O primeiro é feriado nacional, e o segundo, dia de folga apenas para a área da educação.

Não haverá enforcamento de dias de trabalho, com a concessão de ponto facultativo por parte da Prefeitura de Cachoeiro para os servidores municipais. Assim, haverá expediente normal na segunda (11); na sexta (15), os únicos setores que permanecerão fechados serão os da área educacional – escolas e administrativo.

Além disso, mesmo no feriado, os serviços não serão totalmente paralisados. A prefeitura organizou um esquema especial, com foco na manutenção das atividades essenciais. Veja os detalhes logo abaixo.

Transporte coletivo

Os ônibus do transporte coletivo funcionarão com horário de domingo na terça-feira (12).

Educação

A Secretaria Municipal de Educação seguirá o calendário escolar do ano de 2021, que preconiza os dias 11, 13 e 14 de outubro como dias letivos, portanto, as aulas na rede municipal de ensino estão mantidas nessas datas, seguindo o revezamento em grupos e os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Já nos dias 12 de outubro (Dia das Crianças) e 15 de outubro (Dia do Professor) não haverá aulas e nem funcionamento dos setores administrativos nas unidades de ensino.

Ceasa, feiras e mercados municipais

A Ceasa e os Mercados Municipais São João (Amarelo) e Quincas Leão (Mercado da Pedra) funcionarão, normalmente, na segunda (11) e ficarão fechados na terça-feira (12). Não há feiras que acontecem às terças em Cachoeiro – portanto, não haverá alteração no funcionamento delas.

Saúde

As unidades de Pronto Atendimento funcionarão 24h, normalmente. São elas: UPA do bairro Marbrasa; Paulo Pereira Gomes”, no Baiminas (referência para pacientes com sintomas de Covid-19); PA de Itaoca (cuja ambulância pode ser acionada pelo telefone 3539-1285) e Pronto Atendimento Infantil (PAI), no bairro Aquidaban (para crianças menores de 12 anos).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) poderá ser acionado, a qualquer hora, pelo telefone 192, em casos de urgência e emergência.

Em relação à vacinação contra a Covid-19, não acontecerá aplicações apenas na terça-feira (12). Nos demais dias úteis, seguem os atendimentos para quem precisa tomar a primeira, segunda ou dose de reforço, sempre das 8h às 15h (unidades básicas e Policlínica Municipal).

Limpeza e cemitério

Na limpeza pública, a coleta de lixo funcionará normalmente. Também haverá funcionários em regime de escala, atuando no cemitério municipal do Coronel Borges. Eles atenderão das 7h às 17h e, depois desse horário, haverá um servidor de plantão na capela.

Guarda Municipal, agentes de trânsito, Defesa Civil e fiscalização

Os agentes de trânsito atuarão em regime de plantão. A Guarda Civil Municipal trabalhará normalmente. Tanto os agentes quanto os guardas poderão ser acionados, em caso de necessidade, via 190 (Ciodes). A Defesa Civil deixará servidores de sobreaviso que atenderão, a qualquer hora, pelo telefone (28) 98814-3497.

A fiscalização contra aglomerações também continua nestas segunda (11) e terça (12), em regime de plantão, atendendo às denúncias feitas via Ouvidoria Municipal.

Espaços culturais

Os centros culturais ficarão fechados no feriado de 12 de outubro. No restante da semana, funcionarão, normalmente, das 12h às 18h.

Ouvidoria

Há canais digitais que podem ser utilizados a qualquer hora: o aplicativo de celular “Todos Juntos”, o Portal do Cidadão (www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral), a página Cachoeiro Online (www.cachoeiro.es.gov.br/online) e o WhatssApp Cachoeiro Online (98803-9552), 1ª opção.

Últimas notícias