Nesta quinta (3)

Confira o que funciona em Cachoeiro no feriado de Corpus Christi

Na quinta e na sexta-feira (4), Prefeitura manterá serviços essenciais
Foto: Márcia Leal/PMCI

Confira como será o funcionamento das atividades econômicas e dos serviços públicos municipais nesta quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi.

Atividades econômicas

As atividades econômicas autorizadas a funcionar na classificação de risco alto para a Covid-19 não estão proibidas de funcionar em feriados.

Contudo, a abertura de lojas, galerias, centros comerciais, lanchonetes, restaurantes, shopping center e atividades essenciais, como os supermercados, está condicionada a acordos coletivos de trabalho dos segmentos. Se optarem pelo funcionamento, os estabelecimentos devem respeitar os horários e medidas qualificadas estabelecidos para cada segmento.

No caso das farmácias, independentemente da pandemia e da classificação de risco do município, estão autorizadas a abrir em feriados apenas as que figuram no plantão estabelecido pela Vigilância Sanitária municipal – confira a lista no site www.cachoeiro.es.gov.br.

Serviços municipais

Tanto no feriado quanto na sexta-feira (4), que será dia de ponto facultativo nas repartições da Prefeitura, serão mantidos os seguintes serviços públicos municipais:

Transporte coletivo

Os ônibus do transporte coletivo e os carros do Ir e Vir não circularão quinta (03) e domingo (06).

Feiras livres

As feiras estão mantidas. Na quinta (03), das 16h às 19h, acontece a do Gilberto Machado, na praça Ruth de Almeida Ramos Vieira, na subida para o clube Jaraguá. Na sexta (04), das 17h às 19h, a do Servidor, na Ilha da Luz. Sábado (05), das 5h às 9h, a do Nova Brasília, em frente ao ginásio de Esportes. O Dia de Mercado da Ceasa-Sul foi antecipado de quinta (03) para quarta (02), das 7h às 16h.

Saúde

As unidades de Pronto Atendimento funcionarão 24h, normalmente. São elas: UPA do bairro Marbrasa; Paulo Pereira Gomes”, no Baiminas (referência para pacientes com sintomas de covid-19); PA de Itaoca (cuja ambulância pode ser acionada pelo telefone 3539-1285); e Pronto Atendimento Infantil (PAI), no bairro Aquidaban (para crianças menores de 12 anos).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) poderá ser acionado, a qualquer hora, pelo telefone 192, em casos de urgência e emergência.

Limpeza e cemitério

Na limpeza pública, a coleta de lixo funcionará normalmente. Também haverá funcionários em regime de escala, atuando no cemitério municipal do Coronel Borges. Eles atenderão das 7h às 17h e, depois desse horário, haverá um servidor de plantão na capela.

Guarda Municipal, agentes de trânsito e Defesa Civil

Os agentes de trânsito atuarão em regime de plantão.

A Guarda Civil Municipal trabalhará, normalmente. Tanto os agentes quanto os guardas poderão ser acionados, em caso de necessidade, via 190 (Ciodes). A Defesa Civil deixará servidores de sobreaviso que atenderão, a qualquer hora, pelo telefone (28) 98814-3497.

Espaços culturais

Os espaços culturais estão fechados como medida de prevenção contra o coronavírus.

Ouvidoria

A Ouvidoria recebe solicitações de serviços, elogios, denúncias, reclamações, pedidos de informação e sugestões por meio do aplicativo “TodosJuntos”. Funciona 24h, inclusive aos feriados. Outras opções são o Portal do Cidadão (www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral ) e o WhatsApp Cachoeiro Online (28) 98803-9552, opção 1.

Disk Aglomeração

Os moradores podem ligar para o 153, em qualquer dia, no horário das 7h às 17h, para registrar denúncias sobre aglomerações e outras infrações às regras estabelecidas para o combate ao coronavírus. Há canais digitais, que podem ser utilizados a qualquer hora. Entre eles, o aplicativo de celular “Todos Juntos” e o WhatsApp Cachoeiro Online (98803-9552), opção 4.