Item obrigatório

Confira orientações sobre como fazer uma máscara caseira

As máscaras podem ser feitas com camisetas, sem costuras, ou costuradas com uma peça de tecido
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro tornou obrigatório o uso de máscara de tecido para quem circula por áreas públicas e estabelecimentos com funcionamento autorizado. Esse item de proteção individual contra o novo coronavírus pode ser confeccionado em casa, conforme orientações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), baseadas em indicações do Ministério da Saúde.

A máscara pode ser feita com camisetas, sem costuras, ou costuradas com uma peça de tecido. Em ambos os casos, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas, ou seja, dupla face, para garantir a eficácia da barreira física ao vírus.

Para fazer uma máscara com uma camiseta, é preciso desenhar marcações para cortes na parte superior (logo abaixo da gola) e inferior (logo abaixo das mangas) e marcações em formato de “U” em cada uma das mangas. Depois de cortar, basta amarrar a alça superior ao redor do pescoço, passando por cima das orelhas, e a alça inferior na direção do topo da cabeça, passando por cima da outra alça.

Caso a opção seja por costurar uma máscara com algum tipo de tecido (algodão, tricoline, cotton,
TNT etc.), é necessário fazer um molde em papel com 21 centímetros de altura por 34 centímetros de largura, de forma que o produto final seja suficiente para cobrir a boca e o nariz. Depois, basta prender e costurar o elástico ou amarras nas duas extremidades.

“A máscara caseira é muito eficiente na proteção contra o coronavírus e muito simples de fazer. Por isso, nós incentivamos a todos que produzam suas próprias máscaras, seguindo todas as orientações, ou que adquiram de pessoas que costuram em casa. O importante é todo mundo estar devidamente protegido”, destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.