Cheia do rio Itapemirim

­­Confira os serviços públicos afetados pela enchente em Cachoeiro

A enchente do fim de semana afetou diversos serviços e espaços públicos em Cachoeiro. Alguns atendimentos estão temporariamente suspensos e outros são prestados em locais provisórios. Confira:

Saúde

O atendimento está suspenso na Farmácia Municipal, que fica na rua 25 de Março, Centro. A dispensação de insulina e de medicamentos fornecidos pela via judicial está sendo feita na unidade básica de saúde do bairro Novo Parque. Medicamentos mais comuns estão disponíveis em todas as unidades de saúde.

Fraldas e medicamentos hospitalares (via judicial) serão liberados no almoxarifado central da Secretaria Municipal de Saúde (avenida Aristides Campos), a partir desta terça-feira (28).

A previsão é de que o atendimento na Farmácia Municipal seja restabelecido em 15 dias. Não houve perda de medicamentos, uma vez que os produtos foram transferidos para local seguro antes da enchente.

No distrito de Itaoca, apenas o Pronto Atendimento está funcionando. A unidade básica, instalada no mesmo espaço, voltará a atender com a normalização do abastecimento de água naquela região.

O atendimento na unidade básica do distrito de Pacotuba está suspenso enquanto perdurar o alerta de risco de inundação da Defesa Civil do município. Nesta segunda (27), o espaço recebe serviços de limpeza.

Rotativo

Seis dos dez parquímetros do estacionamento rotativo foram danificados, causando a  suspensão do serviço por tempo indeterminado.

Fazenda

Também está indisponível o atendimento a contribuintes na Secretaria Municipal de Fazenda (rua 25 de Março).

Cultura e Turismo

Seis espaços culturais foram afetados e estão com serviços suspensos. Casa dos Braga, Centro Operário e de Proteção Mútua, Casa da Memória (Biblioteca Pública Municipal), Sala Levino Fanzeres (no Palácio Bernardino Monteiro) e Teatro Municipal Rubem Braga. As perdas estão sendo contabilizadas.

Praça de Fátima

A Praça de Fátima sofreu diversas avarias. Estão indisponíveis brinquedos, a academia popular e o Circo da Cultura, que passarão por vistoria e reparos.

Assistência Social

Atendimentos suspensos também no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e na Central do Cadastro Único, localizados na rua 25 de Março, bem como no Centro de Referência da Juventude, Praça de Fátima.

Educação

As escolas municipais atingidas pela enchente foram “Luiz Semprini”, em Pacotuba, “Oswaldo Machado”, no Baiminas, “Saturnino Rangel Mauro”, no Arariguaba, e “Olga Dias da Costa Mendes” (prédio provisório), no Coronel Borges. A Secretaria Municipal de Educação (Seme) trabalha na limpeza e na avaliação das perdas.

Nesta segunda-feira (27), a Seme decidiu alterar o início do ano letivo para o dia 10 de fevereiro, em todas as unidades da rede municipal.

O atendimento ao público na sede da Seme (rua Moreira, bairro Independência) está suspenso temporariamente. Também estão suspensas, nesta semana, as atividades relativas ao processo seletivo para contratação de temporários realizado pela secretaria.

Transporte

O consórcio responsável pelo serviço de transporte coletivo informa que todas as linhas estão em operação, exceto a que faz o atendimento ao distrito de Itaoca, em função da interdição da ponte de acesso ao distrito. Na cidade, a concessionária ressalta que algumas das linhas tem alterações de rota, devido às vias interditadas. Por conta das condições do trânsito, há registro de atrasos nos horários dos coletivos.

Abastecimento de água

De acordo com a concessionária de água e esgoto do município, a normalização do abastecimento de água se dará de forma gradativa, devendo ocorrer entre dois e três dias. Por esta razão, orienta a população para a economia de água e que só use para o que for imprescindível.

Outros serviços suspensos

A Casa do Cidadão “Hélio Carlos Manhães”, na avenida Beira Rio, também não funcionará pelos próximos dias.

A equipe do Procon de Cachoeiro está realizando limpeza e verificação dos equipamentos e avaliação dos dados. O retorno do atendimento ao público é previsto para quinta-feira (30).

Repartições no Palácio Bernardino Monteiro recebem limpeza nesta segunda (27) e devem retomar o atendimento ao público nesta terça (28).