Prevenção ao coronavírus

Guarda Municipal reforça trabalho orientativo contra aglomerações

Nesta semana, a ação se concentra na área central da cidade
Foto: Divulgação/PMCI

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim têm intensificado o trabalho de orientação da população sobre a importância de evitar aglomerações e de respeitar o distanciamento social, como formas de prevenir a propagação do novo coronavírus (Covid-19).

As equipes têm percorrido locais em que o ajuntamento de pessoas é mais comum, como praças, quadras esportivas, pontos de ônibus, calçadões usados para caminhada e áreas de comércio.

Nesta semana, a ação se concentra na área central da cidade. Seis viaturas da corporação veiculam áudio com mensagem sobre a obrigatoriedade do uso de máscara protetora por qualquer pessoa que saia de casa e para trabalhadores do comércio.

A mensagem ainda instrui sobre higienização das máscaras caseiras e orienta sobre outras medidas preventivas, como a manutenção do distanciamento em filas e a limpeza constante das mãos

A GCM também está monitorando áreas do município em que têm sido registradas aglomerações relativas a atividades de lazer, nos fins de semana. É o caso de um loteamento no bairro Marbrasa, onde muitas pessoas têm se reunido para soltar pipa, e a Rampa do Mirante, no caminho para Vargem Alta. Ações de orientação serão realizadas nesses locais, em parceria com a Polícia Militar.

“Todos precisam seguir as determinações dos órgãos sanitários e respeitar o distanciamento social para que seja possível conter a disseminação do vírus. Quem não segue as recomendações acaba por comprometer os esforços coletivos. É nisso que temos baseado o nosso trabalho de orientação e de conscientização”, salienta o secretário municipal de Segurança, Athos Alves.