Em reunião

Conselho Municipal de Meio Ambiente realiza balanço das ações de 2022

Encontro marcou a última reunião do conselho neste ano
Foto: Divulgação/PMCI

Na última semana, o ConselhoMunicipal de Meio Ambiente de Cachoeiro de Itapemirim (Comamci) realizou uma reunião ordinária, marcando o encerramento de suas atividades no ano de 2022. Importante órgão de controle, o Comamci atua na fiscalização e gestão junto à Secretaria de Meio Ambiente, das ações e políticas referentes à pasta.

Em sua última reunião do ano, além de destacar os avanços nas políticas públicas voltadas à preservação e cuidado com o meio ambiente, o grupo também realizou um balanço sobre a liberação de recursos do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

Entre as ações realizadas com recursos do fundo, em 2022, estão: locação de dois veículos para uso da Semma; aquisição de equipamentos de combate a incêndios no Monumento Natural do Itabira; aquisição de alimentos para o cuidado com os animais em situação de maus tratos e abandono recolhidos pela Semma; além da aquisição de placas indicativas para pontos de lixo e entulho.

Além dos assuntos acima mencionados, o Conselho, por meio de sua Câmara Técnica de Gestão de Unidades de Conservação, proteção da paisagem e zoneamento ambiental, revisou a Política de Arborização do Município, aprovada no Plenário do Conselho, com as sugestões feitas por seus integrantes.

Nova composição do Conselho do Itabira

No último dia 14 de dezembro, tomaram posse os novos membros do Conselho Consultivo do Monumento do Itabira. A nova composição será responsável, entre outras atividades, por finalizar o Plano de Manejo do Monumento Natural, que, neste ano, contou com duas audiências públicas para apresentação dos resultados de estudos técnicos.

“O ano de 2022 foi de grandes conquistas para os conselhos ligados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com destaque para inúmeros avanços no Conselho Municipal de Meio Ambiente e ainda no Conselho Consultivo do Monumento do Itabira. O planejamento e o trabalho realizados no ano de 2022 serão relevantes para o cuidado com o meio ambiente do nosso município no ano de 2023. Gostaria de parabenizar aos conselheiros e conselheiras e às entidades pela participação e engajamento no trabalho proposto”, destaca Luana Fonseca, secretária municipal de Meio Ambiente e presidente dos Conselhos Municipal de Meio Ambiente e Conselho Consultivo do Monumento do Itabira.