Conselho Municipal de Política Cultural convoca novas eleições

Órgão contribui para elaboração e acompanhamento das políticas públicas de cultura em Cachoeiro
Foto: Arquivo/PMCI

O Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeiro de Itapemirim (CMPCCI) convoca a classe artística do município para a eleição de seus novos representantes para o próximo biênio. A eleição será realizada no próximo dia 28 de agosto, às 10h, pela internet (veja link ao fim do texto).

Formado por representantes eleitos da sociedade civil e membros indicados pela administração municipal, o CMPCCI tem por função atuar, junto à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), na elaboração, acompanhamento, fiscalização e avaliação das políticas públicas de cultura do município.

Na eleição, serão escolhidas duas pessoas de cada um dos sete segmentos culturais contemplados para representarem a sociedade civil no conselho, ocupando as posições de membro titular e suplente, respectivamente.

Os segmentos culturais são: teatro; cinema, vídeo e cultura digital; cultura popular; música; artes plásticas, fotografia, artesanato e colecionadores; dança.

Os candidatos precisam ser maiores de 18 anos e se declararem artistas, conforme cada um dos segmentos. Também poderão participar, como votantes, artistas com idade igual ou superior a 16 anos.

A escolha dos membros titulares e suplementes se dará por aclamação ou, em caso de não haver consenso no segmento cultural, por votação aberta com os candidatos que se apresentarem.

Para participar das eleições, como candidato ou apenas votante, é preciso preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail politicacultural.cachoeiro@gmail.com até as 16h do dia 27 de agosto. A ficha está disponível na página de editais do site da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br/editais), junto ao ato convocatório.

“Muitos artistas conseguiram perceber, durante todo o processo envolvendo a Lei Aldir Blanc, a importância do conselho para toda a classe. Se faz cada vez mais necessária a participação ativa da sociedade civil dentro do conselho, para que possamos lutar por direitos e conquistas. Cada conselheiro representa uma área cultural, que são várias vozes na cidade. O fortalecimento do conselho contribui para difundir a arte e a cultura na cidade e perpetuar a nossa história”, afirma a presidente do CMPCCI, Amanda Malta.

“O Conselho Municipal de Política Cultural tem tido uma participação decisiva na formulação das ações culturais do poder público em Cachoeiro, na parte de fomento a projetos artísticos, na valorização de nossos bens culturais e em vários outros temas. Convocamos todos os artistas cachoeirenses a se reunirem com seus segmentos, para escolher os representantes e participar das eleições”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Link da eleição:
meet.google.com/ryt-rmzd-qpg (sala virtual aberta dez minutos antes do início da reunião).