Construção de muro de contenção na rua Alziro Viana é concluída

Falta apenas a sedimentação da concretagem para a retirada dos apoios de madeira

A construção de um muro de contenção na rua Alziro Viana, no bairro Aquidaban, em Cachoeiro, foi concluída nesta semana. Falta apenas esperar o processo de sedimentação da concretagem para a retirada dos apoios de madeira, o que ocorrerá na próxima semana. O trabalho foi realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semo).

A estrutura ajudará a conter a erosão da via, tirando o risco de desabamento de dois prédios no local. Os próximos passos do trabalho incluem a reconstrução da escadaria, implantação de uma rede de drenagem e nova iluminação.

Também estão previstas intervenções na rua Vicente Campos, outra via do Aquidaban paralela à Alziro Viana, que também teve sua estrutura comprometida, mas sem riscos iminentes.

Para isso, a Semo aguarda a liberação de recursos da Caixa Econômica Federal. Inicialmente, todas as intervenções seriam realizados com recurso federal, mas a prefeitura autorizou o início das obras com investimento próprio por conta da urgência da situação.

“Conseguimos, com mão de obra própria, concluir a primeira etapa das obras emergenciais na rua Alziro Viana, garantindo um pouco mais de tranquilidade aos moradores. Muito em breve, os recursos da Caixa Econômica serão liberados, permitindo a conclusão de todas as intervenções necessárias nessa região do Aquidaban”, explica o secretário municipal de Obras, José Santiago de Lima.

A rua

A Alziro Viana é uma importante via para ligar a margem do rio Itapemirim à parte alta do bairro Aquidaban, onde estão tradicionais escolas, a área conhecida como Praça da Bandeira e acessos a Vargem Alta, por exemplo. A escadaria liga o trecho ao encontro de duas ruas paralelas à Alziro Viana: Tupinambás e Vicente Campos. A interdição da rua ocorreu após fortes chuvas na região, em 2016.