Na escola Zilma Coelho Pinto

Contribuintes de Cachoeiro participam de mutirão de atendimentos sobre IPTU 2021

Para atender o público, são distribuídas 144 senhas por dia
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal da Fazenda (Semfa) deu início, nesta semana, ao mutirão para atender contribuintes a respeito do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021. Os atendimentos acontecerão até o próximo dia 16 de novembro, na quadra da escola municipal “Zilma Coelho Pinto”, no bairro Ferroviários. 

Todos os protocolos sanitários referentes ao combate à Covid-19 estão sendo seguidos, incluindo higienização na entrada, aferição de temperatura e distanciamento entre os assentos.

Para atender o público, são distribuídas 144 senhas por dia. Quem já realizou o agendamento pela internet, com data marcada entre 4 de outubro e 16 de novembro, será atendido no local – poderá comparecer no horário e data marcadas ou buscar atendimento por senha. Quem já está agendado, para depois de 16 novembro, também pode buscar atendimento no mutirão por demanda espontânea.

Meriellen Marquezine, 39 anos, estava com horário agendado para o início de dezembro e aproveitou o mutirão para adiantar seu atendimento.

“Eu já havia feito um agendamento pela internet, para dezembro, e fiquei sabendo que iria acontecer esse mutirão, então, aproveitei a possibilidade de ser atendida com antecedência. Vim solicitar a revisão de IPTU”, afirmou.

O agendamento on-line para atendimentos relacionados ao IPTU foi suspenso, no último dia 27 de setembro, e o sistema passa por manutenção pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.

“Sabemos que a demanda por atendimentos relacionados ao IPTU são volumosas. Estamos com nossas equipes trabalhando 12 horas por dia no mutirão. Planejamos, com isso, reorganizar e agilizar os atendimentos, que aumentam com a proximidade da data de pagamento”, afirmou o secretário municipal da Fazenda, Márcio Guedes.

Descontos do IPTU 2021

Quem pagar o IPTU 2021 à vista terá 10% de desconto pela pontualidade (para os novos imóveis cadastrados, o desconto é de 30%), mais 90% de desconto na diferença de valor entre 2020 e 2021 (em razão do recadastramento), além de 10%, na Taxa de Coleta e Destinação Final de Resíduos Sólidos (TCDRS). Para os que optarem pelo parcelamento, o desconto é de 85% na diferença de valor em razão do recadastramento.  Saiba se você tem direito aos descontos no IPTU 2021.

Além disso, todos os contribuintes que pagarem o imposto em dia garantirão, automaticamente, 20% de desconto no valor do IPTU de 2022.

Fazenda Digital Cachoeiro

No início de agosto, a Prefeitura de Cachoeiro disponibilizou o aplicativo de celular Fazenda Digital Cachoeiro, que pode ser baixado gratuitamente. A ferramenta, desenvolvida pela empresa responsável pelo recadastramento imobiliário no município, permite ao contribuinte solicitar a revisão do valor do IPTU de 2021 sem necessitar de se deslocar até a Semfa.

Confira o vídeo explicativo sobre o funcionamento do aplicativo.