Notícias

Convênio garante pátio para veículos apreendidos em Cachoeiro

Documento foi assinado nesta segunda (18), na abertura da Semana de Trânsito

Em Cachoeiro, a Semana de Trânsito começou nesta segunda-feira (18), pela manhã, com solenidade promovida pela prefeitura, na Câmara Municipal, com a presença de diversas autoridades, representantes de instituições, da Polícia Militar e do Tiro de Guerra, além de profissionais da imprensa, alunos de escolas da rede pública e privada e, ainda, da Guarda Mirim.

Também na ocasião, o prefeito Victor Coelho e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo, Wylis Antonio Lyra, assinaram termo de cooperação técnica para que o município use gratuitamente o pátio contratado pela instituição policial para envio de veículos removidos.

A expectativa é de que, até o fim desta semana, o local já poderá receber os veículos. O pátio fica no bairro Aeroporto, na rodovia Lúcio Meira (acesso a Muqui), e já recebe veículos removidos pela PRF desde julho último. Agora, a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Defesa Social também poderão usar o espaço para veículos guinchados na cidade.

“Muitos crimes contra a pessoa e o patrimônio são praticados por bandidos em motocicletas, que dão mais agilidade a seus deslocamentos de fuga. Mas, agora, o serviço de pátio vai contribuir para restabelecer a ordem pública da cidade, potencializando nossa fiscalização. Assim, teremos condições de retirar de circulação, por exemplo, veículos irregulares usados nesses delitos”, salientou o secretário de Defesa Social de Cachoeiro, Ruy Guedes Barbosa Junior.

Ele também destacou a proposta das ações que serão realizadas nesta semana, com foco no trãnsito. “Que, durante dias, possamos juntos refletir sobre que trânsito queremos para Cachoeiro. Porque trânsito não se faz apenas com sinalização, mas, sobretudo, com pessoas”, disse.

Depois, o superintendente Wylis Lyra, proferiu a palestra “As escolhas de cada um”, em que, dentre outros tópicos, explicou ao público os maiores motivos de acidentes automobilísticos.

“Ultrapassagem em locais proibidos, pneus carecas, excesso de velocidade, embriaguez na direção e uso de celular ao volante são as causas mais recorrentes. Nossas imprudências tornam as vias mais perigosas. É nesse sentido que, para mudar esses maus comportamentos, damos ênfase às ações educativas. E é por isso que precisamos que vocês façam a escolha certa”, frisou Lyra.

A temática foi acentuada por Victor Coelho. “Nosso foco principal são as pessoas. Daí a importância da educação no trânsito”, destacou o prefeito de Cachoeiro, ao acrescentar que, junto a secretarias da área, vem planejando novas intervenções para melhorar a mobilidade do município.

Ao fim da solenidade, 25 motoristas e 20 motociclistas de Cachoeiro que não tiveram multas nos 12 últimos meses foram homenageados por terem sido bons exemplos. Por contribuírem para promover a paz no trânsito local, cada um deles recebeu certificado.

Semana de Trânsito vai até a próxima segunda (25)

Coordenada pelo Departamento de Educação Cidadã, ligado à Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), a Semana de Trânsito de Cachoeiro tem como tema “A minha escolha faz a diferença no trânsito”.

A prefeitura estará com equipes em diversos bairros, principalmente em escolas e empresas, com intuito de sensibilizar a comunidade sobre as medidas básicas de segurança para pedestres e motoristas.

Confira a programação:

Segunda (18)
17h – panfletagem no semáforo da praça Jerônimo Monteiro em parceria com a Viação Flecha Branca

Terça (19)
Local: Ciac Raymundo Andrade
8h às 8h50 – palestra para alunos dos 5°, 6° e 7° anos
8h50 às 9h50 – palestra para alunos dos 8°,9° e 1° ensino médio
13h às 13h50 – palestra para alunos dos 5°,6°,7°,8° e 9° anos

Quarta (20)
Local: escola estadual Inah Werneck
8h às 11h – palestra para alunos
14h às 17h – palestra para alunos

Quinta-feira (21)
Local: região central da cidade
10h – Panfletagem nos principais semáforos e cruzamentos
15h – Panfletagem nos principais semáforos e cruzamentos

Sexta (22)
Local: escola municipal Zilma Coelho
8h às 11h – Transitolândia, com equipes da escola e do Sest/Senat
13h às 16h – Transitolândia, com equipes da escola e do Sest/Senat

Local: escola estadual Getúlio Vargas
8h às 10h – palestra para alunos
14h30 às 16h – palestra para alunos

Sábado (23)
Local: região central da cidade
10h – panfletagem nos principais semáforos e cruzamentos

Domingo (24)
Local: Circo da Cultura
8h – Concurso de Pintura, com equipe da Secretaria de Cultura

Segunda-feira (25)
Local: LBV
9h às 10h – palestra para alunos
14h às 15h – palestra para alunos

Local: Museu Ferroviário
17h – panfletagem na faixa de pedestres e no ponto de ônibus, em parceria com a Flecha Branca

Local: Viação Real
13h30 às 15h – Palestra para os motoristas, com Ana Lúcia Alves Ferreira (agente fiscal de Trânsito)