Coordenadores escolares da rede municipal participam de encontro de formação

O objetivo é otimizar os serviços prestados pelas escolas

Nesta quinta-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro promove o primeiro encontro de Formação de Coordenadores Escolares deste ano. Será no Centro de Referência, Pesquisa e Capacitação do Professor de Educação Básica “Doutor Dirceu Cardoso” (Cecapeb), em Morro Grande, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

De acordo coma a Gerência de Gestão Escolar (GGE), participarão do encontro 115 profissionais que atuam como coordenadores de turno nas escolas da rede municipal. Na ocasião, o tema “Ética Profissional e Proatividade” será abordado em palestra ministrada pelo professor e psicoterapeuta Paulo Roberto Arantes.

A coordenação de turno é exercida por professores e tem atribuições como: atuar em parceria com a gestão e pedagogos para as ações de aproximação da família com a escola, orientar alunos sobre regras e procedimentos do regimento escolar, buscar soluções para situações de conflito nas relações interpessoais no âmbito escolar, zelar pelo espaço escolar, pelo patrimônio e pelos recursos didático-pedagógicos.

“É uma função muito importante no ambiente escolar, um cargo que exige responsabilidade, organização, ética, bom relacionamento e sensibilidade para se estar atento a tudo o que ocorre na escola, para assegurar o pleno funcionamento da unidade de ensino. Por isso, a oferta de formação continuada a esses profissionais é fundamenta. Tem impacto direto na otimização dos serviços educaionais prestados“, destaca a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens, acrescentando que, neste ano, os coordenadores participarão de cinco encontros de formação.