Conscientizar é preciso

Coronavírus: 3,5 mil pessoas foram abordadas em ações educativas nesta sexta (29)

Trabalho ganhou reforço de 50 estagiários da Secretaria de Educação
Foto: Márcia Leal/PMCI

Realizado pela Prefeitura de Cachoeiro, em áreas de grande circulação, o trabalho de orientação à população sobre medidas de prevenção à Covid-19 ganhou o reforço de 50 estagiários da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Nesta sexta-feira (29), pela manhã e à tarde, em locais como filas de bancos e pontos de ônibus, eles abordaram cerca de 2,5 mil pessoas, a quem entregaram panfletos com informações sobre os cuidados preventivos e orientaram sobre temas como isolamento e distanciamento social, utilização correta de máscaras e higienização constante das mãos.

Para desempenhar essa tarefa, que será contínua, o grupo recebeu treinamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Leandro Nunes, um dos estagiários participantes, frisou a importância desse trabalho.

“Nem todo mundo tem fácil acesso a essas informações em casa, então, acho válida a iniciativa de entregar panfletos educativos em locais movimentados. Abordamos várias pessoas e muitas agradeceram pelo nosso trabalho e nos deram força. Está sendo muito legal poder colaborar”, conta.

Suelen Medeiros, funcionária de uma loja em frente a um ponto de ônibus, no Centro, recebeu o panfleto e aprovou a iniciativa.

“É uma ação importante para as pessoas ficarem cientes de que é preciso se proteger e proteger os outros. Principalmente, aqui, em frente à loja, que tem bastante aglomeração por ser ponto de ônibus”, ressalta.

As ações de conscientização em locais de grande circulação vêm sendo realizadas de forma permanente pela Guarda Municipal e Defesa Civil, que também entregaram cerca de 1.000 informativos nesta sexta. Quinze alunos do curso técnico de enfermagem do Centro Educacional Apogeu também participaram da ação.

“A melhoria dos indicadores relacionados à pandemia depende, fundamentalmente, da mudança de hábito da população, por isso, as ações educativas são tão importantes e estamos fortalecendo-as. Não estamos vivendo uma situação de normalidade e nosso trabalho é alertar as pessoas sobre isso, orientando de forma sistemática sobre os cuidados a serem tomados”, explica Ruy Guedes, coordenador do Sistema de Comando em Operações (SCO) de enfrentamento à pandemia de Covid-19 em Cachoeiro.