Coronavírus: carros de som alertam a população para que evite sair de casa

A ação volante será realizada, a princípio, até terça-feira (24)
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro reforçou com carros de som as suas ações de conscientização relacionadas ao novo coronavírus. Desde a tarde deste sábado (21), os veículos percorrem bairro e distritos para pedir que os moradores evitem circular pelas ruas.

“A Prefeitura pede que todos se mantenham em casa. É muito importante o esforço de todos, no isolamento social, para combatermos o coronavírus”, diz a mensagem veiculada.

Os moradores também são orientados a ligar para o telefone da Ouvidoria do SUS (0800 081 1696) para tirar dúvidas sobre sintomas da doença e em que casos procurar os serviços de saúde.

A ação volante será realizada, a princípio, até terça-feira (24). Também participam da operação, transmitindo a mensagem, viaturas da Defesa Civil municipal e do Corpo de Bombeiros, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).

“As viaturas da GCM estão acompanhando os veículos e, encontrando estabelecimentos comerciais abertos, em descumprimento ao decreto municipal de suspensão temporária dessas atividades, os guardas abordam o proprietário para solicitar o fechamento”, salienta o secretário de Segurança de Cachoeiro, Ruy Guedes.

Canais para denúncia

A população também pode ajudar a fazer com que os estabelecimentos comerciais e de serviços cumpram a determinação de paralisar suas atividades até sexta-feira (27), reduzindo os riscos de transmissão da covid-19.

Para denunciar os que continuem abertos, os moradores devem ligar para o número 190 (Ciodes) ou acionar a Ouvidoria Geral do Município, pelo portal www.cachoeiro.es.gov.br (clique, sequencialmente, em: ‘Ouvidoria’, ‘Ouvidoria Geral’ e ‘Denúncia’).

Fique por dentro

Também no portal da Prefeitura de Cachoeiro, o cachoeirense tem acesso a informações sobre transmissão do coronavírus, sintomas, formas de prevenir o contágio, como deve ser o atendimento a pacientes e o boletim epidemiológico de Covid-19, com o número de casos registrados no Espírito Santo, atualizado diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde. O endereço é cachoeiro.es.gov.br/novocoronavirus.