Notícias

Prevenção

Coronavírus: confira dicas para higienizar o celular

Aparelho deve ser limpo com álcool 70%, de uma a duas vezes ao dia
Foto: Divulgação/PMCI

Um objeto muito utilizado por todos e que abriga muitos micro-organismos em sua superfície é o telefone celular. Em tempos de coronavírus, não se pode descuidar da higiene do aparelho, que pode acabar sendo um agente de transmissão.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro endossa a recomendação dos especialistas, para que a higienização seja feita, pelo menos, de uma a duas vezes ao dia.

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam o álcool 70% para higienizar objetos e superfícies, inclusive, o celular. Antes da limpeza, o usuário deve fazer a higiene das mãos com o mesmo álcool ou lavá-las com água e sabão.

Outros utensílios do cotidiano, usados em casa e no trabalho, também merecem atenção e precisam ser limpos da mesma forma. Teclados e mouses de computador e controles remotos também acabam acumulando bactérias e vírus, que, chegando às mãos, aumentam, potencialmente, as chances de contaminação.

Confira dicas dos fabricantes para limpeza de celulares, sem danificá-los:

– Remover a capa, desconectar cabos e desligar o celular;

– Umedecer um pano macio, sem fiapos (como aqueles utilizados para limpar lentes), com um pouco de álcool 70% ou álcool isopropílico 70%;

– Passar o pano umedecido, suavemente, em toda a superfície do aparelho;

– Higienizar a capa do celular separadamente;

– Não deixe entrar umidade nas aberturas (conexão para carregamento, fones de ouvido, autofalantes, microfone);

– Jamais utilize soluções líquidas ou em gel diretamente no aparelho. A umidade e os resíduos do produto podem prejudicar os componentes eletrônicos;

– Não utilizar ar comprimido e produtos de limpeza.