Novos hábitos

Coronavírus: cuidados preventivos nos ambientes de trabalho

Em Cachoeiro, o uso de máscaras contra Covid-19 também é obrigatório nos ambientes de trabalho, tanto no setor público quanto no privado. Mas, além desse acessório de proteção e da sempre recomendada higienização constante das mãos, há outros cuidados que devem ser adotados, nesses locais, para reduzir os riscos de contágio pelo novo coronavírus, adverte a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Evitar o contato físico é altamente recomendável – não cumprimente os colegas com abraços, beijos ou apertos de mãos. Compartilhar objetos de trabalho com eles também deve ser evitado.

É imprescindível higienizar todos os objetos e equipamentos presentes no seu posto de trabalho. Para isso, utilize desinfetantes aprovados pela Anvisa e que tenham componentes, como o álcool 70%.

Outra recomendação é deixar sobre a mesa somente o que for essencial. Depois de manipular documentos recebidos de outras pessoas, não se esqueça de higienizar as mãos.

Sempre que possível, evite as reuniões presenciais, optando pela modalidade virtual. Se for realmente necessário o encontro presencial, a quantidade de pessoas deve ser limitada e a distância mínima (1,5m), respeitada. Também é importante que a reunião seja realizada em um ambiente arejado.

Se o local tem elevador, evite aglomeração, procure não encostar em outras superfícies além do botão do andar para onde deseja ir e se lembre de higienizar as mãos logo após usá-lo. Se possível, dê preferência às escadas, evitando tocar os corrimões – se for inevitável, lave as mãos em seguida.

Hora das refeições

Os cuidados precisam se estender aos intervalos para refeições: não compartilhe alimentos ou talheres e mantenha distanciamento seguro. É válido combinar, com os colegas, cronogramas e rotinas que possibilitem a utilização dos espaços sem que haja aglomeração.