Diabetes e hipertensão

Coronavírus: Farmácia Municipal distribui mais medicamentos a grupo de risco

Objetivo é diminuir necessidade de deslocamentos até o local e evitar aglomerações
Foto: Divulgação/PMCI

A Farmácia Municipal de Cachoeiro de Itapemirim distribuirá, nas próximas semanas, um número maior de medicamentos a usuários dos programas de tratamento para diabetes e hipertensão, que fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus (Covid-19). A medida, adotada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), é uma forma de reduzir os deslocamentos desses pacientes e evitar aglomeração de pessoas.

Os medicamentos de uso contínuo serão entregues em quantidade para duração de três meses (normalmente, são dois meses). Há, também, um guichê de atendimento prioritário para idosos e crianças. As pessoas com sintomas gripais estão sendo atendidas na porta da farmácia.

Além disso, os atendentes utilizam luvas para manejo de equipamentos e receitas; e o número de pessoas dentro do espaço foi limitado a 25, com orientação para manterem distância umas das outras.

“Com medicamentos suficientes para três meses, esses usuários poderão evitar por mais tempo a exposição a riscos decorrentes do contato com mais pessoas, no atendimento na Farmácia”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

A Farmácia Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e está localizada na rua Vinte Cinco de Março, 411, Centro, no prédio do antigo Sine.

Orientações de prevenção ao novo coronavírus:

– Lavar as mãos, frequentemente, por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;

– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar, regularmente, o ambiente e mantê-lo ventilado.