Dados abertos

Coronavírus: Portal da Transparência tem área com decretos e contratos emergenciais

Para conferir os dados, basta clicar no banner na parte de cima do site ou nos primeiros ícones da barra lateral esquerda
Foto: Montagem/PMCI

O Portal da Transparência da Prefeitura da Cachoeiro de Itapemirim está disponibilizando informações sobre decretos e contratos emergenciais, relativos às ações de combate ao novo coronavírus. A medida visa dar transparência aos atos da administração municipal que estão diretamente relacionados à pandemia.

No portal, é possível encontrar, de forma clara e acessível, os 24 decretos municipais já publicados para normatizar as ações de enfrentamento. Também estão discriminados os valores e demais dados dos contratos para compra de materiais e insumos hospitalares.

Para isso conseguir as informações, basta acessar transparencia.cachoeiro.es.gov.br e clicar no banner “Coronavírus: saiba mais”, na parte de cima da página, ou clicar nos primeiros ícones da barra lateral esquerda do portal.

“Qualquer cidadão pode entrar no portal e conferir os dados sobre as ações emergenciais e todas as outras relacionadas à administração municipal. Estamos aperfeiçoando, cada vez, essa importante ferramenta virtual, tornando as informações sobre a gestão pública acessíveis a todos”, afirma a subsecretária de Controle Interno e Transparência, Kédyma Marques.

“Estamos passando por uma situação extremamente desafiadora, que impõe uma atuação ainda mais preponderante do poder público. Neste contexto, a participação popular no controle dos atos da administração municipal se torna ainda mais importante”, destaca a controladora geral do Município, Mylena Gomes Lopes.

Nova plataforma

O Portal da Transparência adotou uma nova plataforma na última sexta-feira (24). A mudança inclui uma nova identidade visual e melhorias na distribuição das informações, permitindo que todos os cidadãos tenham acesso simplificado e direto a dados como contabilidade pública e gestão fiscal; relação de cargos, salários e gratificações dos servidores; e convênios, contratos e atas de licitações.

Essas informações, agora, também podem ser geradas em diversos formatos, como XML, TXT e CSV (planilha). Além disso, o novo portal disponibiliza, com maior praticidade, um glossário com o significado de termos utilizados na administração municipal – tais como “amortização de dívida” ou “Fundeb” – e uma página de respostas às perguntas mais frequentes.