Preservação

No Dia da Água, Córrego Monte Cristo recebe limpeza

Ação visa ampliar a vazão da água e evitar alagamentos em períodos de chuva
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta segunda-feira (22), quando se comemora o Dia Mundial da Água, foi iniciada uma ação de limpeza no córrego Monte Cristo, em Cachoeiro de Itapemirim. O trabalho é executado pela empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos no município, sob a coordenação das secretarias municipais de Manutenção e Serviços (Semmat) e Meio Ambiente (Semma).

Na ação, que se estenderá pela semana, é feita a retirada de lixo, restos de vegetação e outros resíduos acumulados no córrego, além de capina no entorno. As atividades foram iniciadas pelo bairro Caiçara e alcançarão todo o curso do córrego, passando pelos bairros Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima) e Coramara.

“Essa limpeza atende a uma importante demanda da população, em uma região que sofreu com alagamentos no início deste ano, durante o período de chuvas. Pedimos aos moradores que contribuam com as ações do poder público, fazendo a destinação correta de seus resíduos”, destaca o secretário municipal de Manutenção e Serviços, Vander Maciel.

Na semana passada, houve também uma ação de limpeza de córrego no bairro Otton Marins. A Semmat e a Semma planejam fazer a limpeza de outros córregos do município ao longo do ano.

“Considerando o Dia Mundial da Água, essa ação de limpeza tem também um caráter simbólico importante. Preservar os nossos recursos hídricos é essencial para que a população tenha uma relação mais harmoniosa com o meio ambiente e para minimizar os danos decorrentes de desastres naturais”, comenta a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.