V Corrida da Mulher

Corrida de rua encerrou programação do Mês da Mulher em Cachoeiro

Encerrando a programação do Mês da Mulher, a Prefeitura de Cachoeiro realizou no domingo (27) a quinta edição da Corrida da Mulher, organizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp).

Com 300 participantes de diversas idades, o evento começou às 7h15, com largada no Ginásio “Theodorico de Assis Ferraço”, bairro Aeroporto.

A prova teve 6 km de percurso, abrangendo vias daquela região, como a avenida Fioravante Cipriano e as ruas Joana Carlete Fiorio, Agostinho Segundo Tirelo, Humberto Tirelo, João Batista Calegário e São Sebastião.

Nem o sol forte desanimou as corredoras. “O trajeto foi ótimo. Cachoeiro precisa de incentivos assim, para as mulheres praticarem exercícios. Nós merecemos muito”, ressaltou Lucinea Martins Veghini, de 43 anos.

“Foi um prazer participar dessa corrida, que estimula as mulheres a correrem, a fazerem atividade física. Tudo excelente”, comentou a participante Wivia Vinhas, de 46 anos.

Representantes da terceira idade marcaram presença e deram exemplos dos benefícios da atividade física nessa fase da vida.

“Corro há 10 anos. Correr pra mim é ótimo. Depois de bicos de papagaio, escoliose e artrose nos dois joelhos, hoje, estou curada, tudo através da corrida”, contou Maria da Penha Gomes Lima, de 65 anos.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a chegada da Aldemira Adão, de 95 anos. Esbanjando vitalidade, ela foi recebida pelo prefeito Victor Coelho e, após receber a medalha, ainda teve fôlego para dar entrevistas.

As primeiras colocadas

As cinco primeiras colocadas da prova foram, da primeira para a quinta: Karina Vaillant Farias, Suziane Cola de Assis, Adriana Carla Delle Crode, Daniela Lima Thompson e Nádia Lúcia Cola Favero.

“O percurso foi muito bem sinalizado e levar a corrida para outros pontos da cidade, em vez do centro, foi muito bacana. É sempre muito importante promover o esporte como ferramenta de transformação social”, disse a primeira colocada, que completou a prova em 26 minutos e 4 segundos.

“Finalizamos o Mês da Mulher com muita animação e energia, mostrando a força da mulher cachoeirense e a importância da prática de exercícios para se ter mais saúde e qualidade de vida. Agradecemos a todas as participantes por terem abraçado e abrilhantado esse evento”, destacou a secretária municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida de Cachoeiro, Lilian Siqueira.

Para o prefeito Victor Coelho, a programação dedicada ao mês da mulher foi encerrada com chave de ouro. “Mais um evento de sucesso, com todas as vagas preenchidas pelas participantes, o que demonstra a ampla adesão das mulheres de Cachoeiro e nos leva a desenvolver mais iniciativas como essa”, enfatizou.

Fraldas para a Santa Casa

Com a V Corrida da Mulher, a Prefeitura arrecadou 300 pacotes de fraldas geriátricas, que foram doadas pelas participantes no momento da retirada do kit de participação. Todos os pacotes serão destinados à Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro, com as fraldas arrecadadas na Temporada de Areia, realizada em fevereiro e março pela Semesp.

Mês da Mulher

A programação em comemoração ao Mês da Mulher, em Cachoeiro, começou em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com o evento “Cuidando Delas”, que ofereceu uma série de serviços e atendimentos ao público feminino, na Praça de Fátima. Muitas ações de conscientização sobre direitos da mulher e violência doméstica foram realizadas ao longo do mês, como lives e palestras. A agenda ainda contou com eventos esportivos e a adesão do município à campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).