Pandemia

Covid-19: 10 pessoas testam positivo em nova etapa do segundo inquérito sorológico

Semus realizou, de segunda (10) a quarta (12), 666 testes em dez bairros e três distritos
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim encerrou, nesta quarta-feira (12), a segunda etapa do segundo inquérito sorológico sobre Covid-19. No total, foram realizados 666 testes rápidos em moradores de dez bairros e de três distritos cachoeirenses, nos últimos três dias, e dez pessoas testaram positivo.

Conforme definido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio de sorteio, os bairros e distritos percorridos, nessa fase do inquérito, foram: Aquidaban, Amaral, São Luiz Gonzaga, Coramara, Gilson Carone, Valão, Recanto, Alto União, Nossa Senhora da Penha, Zumbi, Itaoca
Soturno e Conduru.

Para a realização do inquérito, são feitos sorteios para definir a escolha das casas. Um morador, de cada imóvel, é selecionado para testagem e para responder a um questionário sobre sintomas da Covid-19 e doenças crônicas.

A equipe faz o encaminhamento necessário do paciente que testa positivo: se estiver assintomático, a orientação é a adoção do isolamento domiciliar; se apresenta sintomas, a recomendação é para que procure o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) ou, se os sintomas são leves, uma Unidade Básica de Saúde. Quando uma pessoa testa positivo, os demais moradores do imóvel também são testados.

Na primeira etapa desse segundo inquérito sorológico, realizada na última semana de julho, a Semus aplicou 681 testes rápidos, 27 deles com resultado positivo.

“O inquérito sorológico é um importante procedimento para mensurar o grau de incidência do novo coronavírus na população. Cachoeiro, atualmente, está classificado com o grau de risco ‘baixo’, mas a população precisa ter em mente que a pandemia ainda está longe de acabar e que precisamos continuar adotando os cuidados necessários”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.