Proteção

Covid-19: Cachoeiro faz busca ativa nas escolas para vacinar adolescentes

Ação contempla unidades de ensino públicas e particulares
Foto: Divulgação/PMCI

Em continuidade às estratégias da campanha de vacinação contra Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) deu início, nesta semana, à busca ativa em escolas públicas e particulares do município, para identificar os adolescentes que ainda não iniciaram ou completaram o esquema vacinal contra a doença.

O foco é, também, alcançar aqueles que completaram 12 anos recentemente e que não receberam o imunizante no início da vacinação desse grupo etário, iniciada no último quadrimestre de 2021.

A ação, que, nesta quarta-feira (23), foi realizada na escola estadual “Attila de Almeida Miranda”, tem o objetivo de facilitar o acesso à vacina, com a oferta da primeira e da segunda dose, ao público-alvo da busca, desde que com autorização de pais ou responsáveis legais.

De acordo com a Semus, a busca é planejada previamente com os gestores das unidades de ensino, que avaliam, entre outros fatores, a proporção de adolescentes não vacinados que estudam nesses locais. As atividades são desenvolvidas por servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“A imunização é o meio mais seguro de proteção contra a Covid-19 e contribui efetivamente, como as estatísticas comprovam, para evitar casos graves da doença. A adesão dos adolescentes, assim como de todo o público vacinável, é imprescindível para que possamos ampliar a cobertura vacinal no município e, consequentemente, vencer a pandemia”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Vacinação para crianças em escolas

Paralelamente à busca ativa por adolescentes, a Semus também está realizando ações para identificar crianças que ainda não receberam o imunizante. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal na faixa etária dos 5 a 11 anos.

Inicialmente, os agentes de saúde estão percorrendo escolas do interior do município, e já estiveram presentes nos distritos Itaoca, Gironda, Conduru, Córrego dos Monos e Coutinho. Segundo a Semus, após concluída a busca ativa na zona rural, a ação será realizada em unidades de ensino da sede do município.

Para que os alunos sejam vacinados, os pais precisam assinar e apresentar termo de consentimento, que é disponibilizado previamente pelas escolas.