Proteção ampliada

Covid-19: Cachoeiro inicia aplicação da vacina bivalente

Idosos acima de 70 anos estão entre as pessoas que já podem receber a dose
Foto: Márcia Leal/PMCI

Seguindo a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, Cachoeiro deu início, nesta segunda-feira (27), à aplicação de reforço com a vacina bivalente, uma versão mais atualizada do imunizante, que também protege contra as subvariantes ômicron do coronavírus.

Neste primeiro momento, como determina o Ministério da Saúde, serão imunizados idosos das Instituições de Longa Permanência (ILPIs), pessoas a partir de 70 anos, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos e quilombolas a partir de 12 anos.

Para receber a dose bivalente, é preciso ter tomado, pelo menos, duas doses da vacina monovalente, respeitando um intervalo de quatro meses de aplicação da última.

Os idosos acima de 70 anos e as pessoas imunocomprometidas podem procurar, das 8h às 15h, a Policlínica Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Santo Antônio, ou Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacinação.

É preciso levar cartão de vacina, cartão do SUS, documento pessoal e, em caso de comorbidades, um laudo comprobatório.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciarão a vacinação nas ILPIs nesta terça (28), pelo Lar Nina Arueira, localizado no bairro Nossa Senhora da Penha. As demais serão atendidas ao longo desta semana.

Os profissionais da Semus também farão vacinação in loco na comunidade quilombola de Monte Alegre, localizada no distrito de Pacotuba.