12 a 17 anos

Covid-19: Cachoeiro inicia vacinação de adolescentes nesta quarta-feira (15)

Vacinação ocorrerá por demanda espontânea em todas unidades de saúde e na Policlínica Municipal
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim iniciará, nesta quarta-feira (15), a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades, e de 15 a 17 anos, sem comorbidades. As aplicações ocorrerão nas 32 Unidades Básicas de Saúde, da sede e do interior, e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde), sem necessidade de agendamento. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Para se vacinar, é preciso apresentar um documento de identidade, cartão de vacina e CPF ou cartão do SUS. No caso dos adolescentes com comorbidades, também é importante levar documento comprobatório de 2018 em diante, o que inclui: laudo de profissional de saúde; cartão de gratuidade do transporte público que indique condição de deficiência permanente; documento de centro especializado; documento oficial de identidade com indicação de deficiência.

Caso não haja doses disponíveis no momento da vacinação, os profissionais da unidade realizarão o cadastro do adolescente para que seja vacinado posteriormente.

Vacinação em instituições

Também nesta quarta-feira, a Semus realizará a vacinação de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Na sexta-feira (17), está prevista a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos na Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais do município (Apae Cachoeiro).

“Os adolescentes circulam mais pela cidade, saem de casa para estudar, e por isso é muito importante alcançar esse público com a vacinação. Por isso, pedimos aos pais e responsáveis que não deixem de levá-los para tomar a primeira dose”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Primeira dose para maiores de 18 anos e reforço a partir de 60 anos

Pessoas com 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose também podem se dirigir até a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. Além disso, pessoas de 60 anos ou mais que tenham tomado duas doses ou a vacina de dose única há cinco meses também podem se dirigir até uma unidade para receber a dose de reforço – conforme a resolução nº 171/2021 da CIB/SUS-ES, divulgada nesta segunda-feira (13).

Na sexta-feira (10), a Semus já havia iniciado a aplicação da terceira dose em pessoas de 70 anos ou mais e imunossuprimidos (baixa imunidade), público que continua sendo contemplado.

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

As pessoas que se vacinam contra a Covid-19, em Cachoeiro, podem colaborar com a campanha “Compartilhe Amor”, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.