Campanha de imunização

Covid-19: Cachoeiro recebe 2.180 doses da vacina de Oxford

Profissionais de saúde compõem o público prioritário da primeira etapa de vacinação
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim recebeu, na tarde desta terça-feira (26), 2.180 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, para combate à Covid-19. Esse número se soma às 2.246 doses da Coronavac que o município recebeu na semana passada.

As vacinas seguirão sendo aplicadas em trabalhadores da área de saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia. Até a tarde desta terça-feira, foram vacinadas 1.822 pessoas em Cachoeiro, número que inclui, também, 135 pessoas com mais de 60 anos acolhidas em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e profissionais que atuam nessas instituições.

Assim como a Coronavac, a Oxford/AstraZeneca deve ser aplicada em duas doses. No caso da Coronavac, o intervalo entre as duas aplicações deve ser de duas a quatro semanas. Já para a vacina Oxford/AstraZeneca, o tempo entre a primeira e a segunda vacinação pode ser maior, superior a quatro semanas.

Novas remessas de vacinas deverão ser enviadas ao município nas próximas semanas.

“Com as doses que chegaram para Cachoeiro até o momento, já estamos conseguindo avançar bastante na primeira etapa de vacinação. Isso nos enche de esperança, mas é sempre importante destacar: os protocolos sanitários precisam ser mantidos à risca por toda a população”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Plano Municipal de Vacinação

Nas próximas fases da campanha, Cachoeiro deverá disponibilizar 25 salas de vacina para absorver a demanda espontânea pela imunização. Além disso, dentro do Plano Municipal de Vacinação estão previstas busca ativa de usuários dos grupos prioritários da campanha, atendimento com drive-thru e horário estendido para imunização na Policlínica Municipal e nas unidades do Programa Saúde na Hora.