Neste domingo (25)

Covid-19: Cachoeiro tem agendamento on-line de vacina para público de 60 a 64 anos

Moradores do interior e familiares de acamados deverão entrar contato diretamente com as unidades de saúde
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro abrirá, novamente, neste domingo (25), às 8h, o agendamento para vacinação contra Covid-19 de idosos de 60 a 64 anos. Desta vez, a marcação acontecerá pela internet. A aplicação das vacinas ocorrerá na segunda-feira (26), à tarde, e na terça (27) e quinta-feira (29), durante o dia, em dez Unidades Básicas de Saúde da sede do município.

Com isso, para agendar, será preciso entrar no site www.cachoeiro.es.gov.br/vacinacovid19 e fazer um cadastro com informações básicas. Durante o agendamento, o usuário terá que escolher a unidade e o dia para se vacinar, dentre os disponíveis – o horário aparecerá automaticamente.

Ao final do procedimento, será emitido um comprovante, que deverá ser mostrado no momento da vacinação – seja impresso, por foto de celular, print de tela, etc. Os demais documentos exigidos na hora de se vacinar são: documento de identidade com foto; cartão de vacina; cartão do SUS ou CPF.

“A quantidade de doses que recebemos ainda é insuficiente para abranger a totalidade desse público. Por isso, optamos por uma única forma de agendamento e limitamos o número de locais de vacinação, para que as doses não fiquem muito fracionadas. Sabemos que todos estão ansiosos para se vacinar, mas pedimos tranquilidade à população. Estamos fazendo o máximo para que a campanha avance da melhor forma possível”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Interior e acamados

Para dar continuidade à vacinação em pessoas de 60 a 64 anos, Secretaria Municipal de Saúde (Semus) recebeu, nesta sexta-feira (23), 2.188 novas doses. Desse total, 1.800 serão para o agendamento on-line. O restante será destinado ao interior do município e para pacientes acamados, público que não está incluído no agendamento on-line.

Os moradores do interior devem entrar em contato com as unidades de saúde de suas localidades, as quais estão realizando o levantamento para fazer a vacinação no decorrer da semana. Os familiares de acamados também devem entrar em contato com a unidade mais próxima da residência para agendar a vacinação – confira os contatos na página: www.cachoeiro.es.gov.br/saude-semus/unidades-basicas-de-saude/

Vacinação de professores

Na semana que vem, a Semus também dará início à vacinação de profissionais da educação que trabalham. O município recebeu 192 doses para aplicação nesse público.

Como a quantidade é pequena, o governo estadual enviou uma lista com os nomes dos profissionais que serão vacinados nesta primeira etapa, os quais serão comunicados por meio das unidades de ensino em que trabalham. A faixa etária foi levada em consideração na escolha dos nomes.

A Prefeitura de Cachoeiro segue o Plano Nacional de Imunização e realiza diferentes estratégias para vacinar a população, a partir do número de doses disponibilizadas pelo governo federal e repassadas pelo governo estadual. Até o momento, já foram aplicadas 47.719 doses em cachoeirenses, somando primeiras e segundas. A evolução da vacinação pode ser acompanhada pelo portal www.cachoeiro.es.gov.br/covid19. Os dados da imunização são atualizados às quartas e sextas-feiras.