Nesta quinta (30) e sexta (1º)

Covid-19: Cachoeiro tem novo mutirão de vacinação em centros de compras

Atendimentos no Shopping Cachoeiro e Perim Center ocorrerão de 10h às 18h
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizará um novo mutirão de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta (30) e sexta-feira (1º), das 10h às 18h. Os locais de vacinação serão o Shopping Cachoeiro, no Centro, e o Perim Center, no bairro Caiçara.

O mutirão será direcionado a pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose; pessoas que estão com a segunda dose atrasada ou por vencer; pessoas de 60 anos ou mais que devem receber a dose de reforço, desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de cinco meses; imunossuprimidos (baixa imunidade), desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de 28 dias.

No caso das pessoas que precisam tomar a segunda dose, poderão se vacinar quem recebeu vacina: da Astrazeneca, há mais de 70 dias (10 semanas); da Pfizer, há mais de 56 dias (8 semanas); da Coronavac, há mais de 28 dias (4 semanas).

No momento de se vacinar, será preciso apresentar documento de identidade, cartão de vacinas e CPF ou cartão do SUS. Adolescentes de 12 a 17 anos terão que estar acompanhados por um adulto.

“Estamos num estágio bem avançado da campanha de imunização, mas ainda falta muita gente para tomar a primeira dose ou completar o esquema vacinal. Por isso, esses mutirões são importantes para alcançar cada vez mais pessoas”, afirma o secretário municipal de saúde, Alex Wingler.

Vacinação nas unidades

A vacinação também continua ocorrendo, rotineiramente, nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e não é necessário realizar agendamento.

Capaac oferece vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-ES) disponibilizou aos moradores de Cachoeiro de Itapemirim a opção de se vacinar contra a Covid-19 no Centro de Atendimento Psiquiátrico “Aristides Alexandre Campos” (Capaac). A vacinação é voltada para todos os públicos, não apenas usuários do serviço.

Para se vacinar no local, é preciso se cadastrar e fazer agendamento no site “Vacina e Confia” (www.vacinaeconfia.es.gov.br). O Capaac fica na rua Leopoldino Smarzaro, 17, bairro Monte Cristo.

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

As pessoas que se vacinam contra a Covid-19, em Cachoeiro, podem colaborar com a campanha “Compartilhe Amor”, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.