Vacina e Confia

Covid-19: cadastro em plataforma estadual de vacinação gera vantagens a cidadãos

Cadastro no site permite maior agilidade na hora de vacinar e obtenção de certidão de vacinação
Foto: Montagem/PMCI

Na semana passada, o Governo do Espírito Santo lançou a plataforma “Vacina e Confia” (www.vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao), um novo sistema para registrar as informações sobre vacinação no estado – desde o número de doses enviados aos municípios até os dados das pessoas que se vacinaram. Os cidadãos que se cadastrarem no site podem obter algumas vantagens.

Em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) utiliza uma plataforma de agendamento on-line própria, mas os dados dos cidadãos vacinados precisam ser inseridos no “Vacina e Confia”. Por isso, quem se dirigir até o local de vacinação com o cadastro já feito contribuirá para que o atendimento seja mais ágil, com menos tempo de espera.

A plataforma também comunica o cidadão sobre o período de aplicação da segunda dose ou a respeito de doses em atraso, além de permitir ao usuário a consulta de informações sobre a sua vacinação e a respeito da campanha de imunização em geral.

Outra vantagem importante é que, no caso de esquema vacinal completo, a plataforma disponibiliza a declaração do autocadastro e o certificado de vacinação em três línguas (português, inglês e espanhol), o que é bastante útil para quem precisa viajar.

Para se cadastrar, basta acessar o site www.vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao, clicar no ícone “Cidadão”, na página inicial, e inserir os dados pessoais, como idade, endereço e CPF. Pessoas que fazem parte de grupos prioritários têm a opção de enviar documentos de comprovação.

“Incentivamos bastante as pessoas a se cadastrarem antes de se vacinar, tendo em vista os benefícios tanto para a população, quanto para as equipes de vacinadores”, completa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.