Rede municipal

Covid-19: cerca de 20% dos profissionais da linha de frente da saúde estão afastados

Situação reflete nova onda de casos no Brasil; praça tem ponto de testagem e vacinação
Foto: Márcia Leal/PMCI

Até a tarde desta quarta-feira (19), 52 servidores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e prontos atendimentos municipais de Cachoeiro de Itapemirim estavam afastados por terem recebido diagnóstico positivo para Covid-19. O número representa cerca de 20% do total de profissionais atuantes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), entre os servidores afastados estão: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepcionistas das unidades, dentre outros funcionários.

O número de afastamentos reflete a explosão de novos casos de Covid-19 em várias partes do Brasil. Em Cachoeiro, somente em janeiro, já são 995 resultados positivos, um aumento de 615% em relação a dezembro passado (139) – de acordo com o painel da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A boa notícia é que o aumento de casos não está sendo acompanhado por uma elevação em óbitos. Neste mês de janeiro, apenas uma morte foi registrada até esta quarta-feira (19); em dezembro, foram sete.

“Apesar do menor índice de casos graves, fruto direto da vacinação, a Covid-19 provoca adoecimento e afastamentos, o que impacta em toda a rede de saúde. Estamos fazendo o possível para superar esses desafios, mas é preciso que a população tenha compreensão da realidade atual, quando enfrentamos novos surtos de Covid-19 e de gripe”, alerta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Onde procurar atendimento

A Semus disponibilizou um ponto itinerante de vacinação (Covid-19 e Influenza) e testagem na praça Jerônimo Monteiro, Centro, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Testagem também ocorre nos prontos atendimentos municipais (24 horas) e nas Unidades Básicas de Saúde – UBS (de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h), e vacinação acontece nas UBS e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (de segunda a sexta, 8h às 15h).

Os Prontos Atendimentos municipais (UPA do Marbrasa, PPG, PA de Itaoca e PAI) funcionam 24 horas por dia e prestam atendimentos a casos como queda com torção ou fratura; pressão ou febre muito altas; falta de ar; forte dor no peito; vômito constante etc. Na unidade, o paciente recebe os primeiros cuidados até que seja considerado estável e possa voltar para casa. Se não houver melhora de seu estado de saúde, é encaminhado para um hospital.

Em casos de baixa complexidade, como de traumas leves, sintomas leves de gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar e conjuntivite, o mais adequado é buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Em Cachoeiro, as UBS funcionam de segunda a sexta, das 7h às 16h. Em sua página no portal da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/saude-semus), a Semus disponibiliza a relação de todas as UBS do município, com seus respectivos telefones e endereços. Também estão disponíveis informações sobre os Prontos Atendimentos municipais.