Notícias

Proteção

Covid-19: crianças de 3 a 11 anos podem receber vacina de reforço

Na policlínica, a vacinação será realizada às segundas e quartas, das 8h às 12h
Foto: Márcia Leal/PMCI

Pais e responsáveis por crianças de 3 a 11 anos podem procurar a Policlínica Municipal Bolívar de Abreu e 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Na Policlínica, a vacinação será realizada às segundas e quartas, das 8h às 12h. Já nas UBS da sede e do interior (veja a lista abaixo), a ação será em outro formato: ocorrerá de 15 em 15 dias, de acordo com a demanda de cada unidade.

Os imunizantes para as aplicações das doses de reforço serão administrados com as vacinas Pfizer Baby para menores de 5 anos e para as crianças de 3 e 4 anos. Já o imunizante Pfizer Pediátrica será direcionado para o público de cinco a 11 anos.

A Secretaria Municipal Saúde (Semus) orienta que os pais devem procurar a UBS mais próxima de sua residência, levando os dados da criança. Lá, os profissionais indicarão o dia e a hora que será realizada a aplicação.

O secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, explica que essa medida é adotada para evitar desperdício de doses.

“Cada frasco do imunizante nos permite aplicar dez doses, então, por isso, é necessário que haja um controle, para evitar o desperdício. Orientamos que os pais procurem os locais de imunização definidos, pois é extremamente importante que as crianças sejam vacinadas e aumentem a proteção contra a doença”, completa.

A Semus salienta que, conforme Nota Técnica 001 e 002/2023, as doses de reforço das crianças de 3 a 11 anos de idade estão recomendadas com intervalo de quatro meses após a segunda dose.

Além dos reforços, a vacinação de Covid-19 está também disponível para as crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não foram imunizadas ou com esquema incompleto, bem como as crianças de cinco a 11 anos para iniciar esquema ou complementar.

Confira as UBS:

Interior

UBS de Soturno
UBS de Burarama
UBS de Conduru
UBS de Pacotuba
UBS de Córrego dos Monos
UBS de de Itaoca

Sede

UBS do Aquidaban
UBS do Paraíso
UBS do Aeroporto
UBS do Amaral
UBS do Zumbi
UBS do IBC
UBS do BNH de Baixo
UBS do Village da Luz