Sem comorbidades

Covid-19: crianças de 5 a 11 anos poderão se vacinar sem agendamento

Vacinação pode ser feita nas unidades básicas e na Policlínica Municipal
Foto: Márcia Leal/PMCI

A partir de segunda-feira (14), crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades de Cachoeiro de Itapemirim poderão se vacinar contra a Covid-19 sem agendamento prévio. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu.

Crianças de 5 anos sem comorbidades e de 5 a 11 anos com comorbidades também podem se vacinar sem agendamento, mas em cinco UBS específicas: Vila Rica (somente sextas-feiras), Jardim Itapemirim, Village da Luz, Aquidaban e Zumbi). Para esse público, a vacina utilizada é a pediátrica da Pfizer, enquanto as outras crianças podem tomar o mesmo imunizante da Coronavac utilizado em adultos.

De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação manifestando sua concordância. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito. Também é necessário levar os documentos da criança: documento de identidade, cartão de vacinas e cartão do SUS ou CPF.

Caso a criança apresente sintomas de quadro de síndrome gripal, como febre, tosse e dor no corpo, é necessário aguardar um prazo de 30 dias para a aplicação do imunizante. Além disso, a nota técnica indica que a vacinação contra a Covid-19 deverá ser feita com intervalo de, pelo menos, 15 dias entre a aplicação de outras vacinas do calendário infantil.

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina pediátrica da Pfizer é de oito semanas. No caso da Coronavac, são 28 dias.

“Além de segura, como já atestou a Anvisa, a vacinação contra a Covid-19 em crianças é extremamente necessária. O público infantil também está sujeito às complicações de uma infecção pelo novo coronavírus. Esperamos que a abertura da vacinação por demanda espontânea contribua para elevar o percentual de crianças vacinadas em Cachoeiro”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.