Notícias

12 a 17 anos

Covid-19: dose de reforço para adolescentes já está disponível em Cachoeiro

Imunizante está disponível nas UBS com sala de vacinação e na Policlínica Municipal
Foto: Márcia Leal/PMCI

Adolescentes de 12 a 17 anos já podem tomar a dose de reforço (terceira dose) da vacina contra Covid-19 em Cachoeiro. O procedimento foi liberado na última segunda-feira (30) por meio da Nota Técnica Nº015/2022 da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) do Espírito Santo, após autorização do Ministério da Saúde, que aconteceu na última sexta-feira (27).

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e interior do município que possuem sala de vacinação e, também, a Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu” realizam a aplicação da terceira dose, que é direcionada aos adolescentes que receberam a segunda aplicação há, no mínimo, quatro meses.

Em Cachoeiro, cerca de 11 mil pessoas nessa faixa etária já concluíram o esquema vacinal de duas doses e estão aptas a receber a aplicação de reforço.

“É muito importante que os adolescentes recebam a dose de reforço do imunizante contra a Covid-19. Mesmo em um momento de relativa tranquilidade quanto à situação pandêmica, o coronavírus ainda circula e afeta muitas pessoas diariamente, e a vacinação é o meio mais eficaz de prevenção a futuras ondas de infeccões”, destaca o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Mais de 2,5 mil adolescentes estão com a segunda dose em atraso

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro alerta que 2.593 adolescentes de 12 a 17 anos ainda não retornaram aos pontos de vacinação para receber a segunda dose do imunizante contra a Covid-19 e, consequentemente, estão mais vulneráveis ao vírus.

Para atualizar o esquema vacinal, esse público, e os demais grupos etários, podem se dirigir às salas de vacinação do município, das 8h às 15h. Nas UBS do bairro Paraíso, Amaral, IBC e Aeroporto o horário se estende até às 18h.

Na hora de se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade, cartão de vacinas e cartão do SUS ou CPF.

Unidades com sala de vacinação

UBS Aquidaban
UBS Aeroporto
UBS IBC
UBS Novo Parque
UBS Abelardo Machado
UBS Gilson Carone
UBS Village da Luz
UBS Amaral
UBS Alto União
UBS São Luiz Gonzaga
UBS BNH de Baixo
UBS BNH de Cima
UBS Zumbi
UBS Paraíso
UBS Coramara
UBS Nossa Senhora Aparecida
UBS Elpídio Volpini
UBS Otton Marins

Interior

UBS Soturno
UBS Burarama
UBS Pacotuba
UBS Córrego dos Monos
UBS Itaoca
UBS Conduru