Último dia

Covid-19: gestantes e puérperas devem tomar vacina da Pfizer até esta quinta (20)

Vacinação ocorre em quatro locais de Cachoeiro
Foto: Márcia Leal/PMCI

Esta quinta-feira (20) será o último dia para gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto) de Cachoeiro, com e sem comorbidades, receberem a primeira dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Por isso, mulheres que fazem parte desses grupos devem procurar os locais de vacinação, sem necessidade de agendamento prévio.

Na sede do município, o atendimento é realizado em quatro locais: a Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (das 7h às 16h) e as unidades básicas de saúde dos bairros Vila Rica (7h às 13h), Aquidaban (9h às 15h) e Jardim Itapemirim (13h às 18h). A orientação da Semus é procurar o local mais próximo de casa, nos horários estabelecidos.

As grávidas e puérperas que moram nos distritos de Cachoeiro são vacinadas nas unidades básicas de sua região de acordo com o cronograma de uma equipe volante de vacinação.

Para a vacinação, as gestantes precisam apresentar cartão de pré-natal ou exame que comprova a gestação, e as puérperas, a certidão de nascimento do bebê ou declaração de nascidos vivos, liberada pelo hospital.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) adverte que quem tiver tomado a vacina contra a gripe (influenza) precisa respeitar um intervalo de 14 dias para receber a dose contra o coronavírus.

Imunização com a Pfizer

Com eficácia de 97%, a vacina da Pfizer é aplicada em duas doses, e tem sido indicada para imunização em gestantes e puérperas no Brasil. Um estudo realizado nos Estados Unidos apontou não haver riscos para aplicação desse imunizante nesses dois grupos de mulheres. Além disso, há indícios de transferência transplacentária de anticorpos contra o novo coronavírus para os bebês, em caso de vacinação durante o terceiro trimestre de gravidez.

Gestantes e puérperas são mais suscetíveis a complicações em caso de infecção por Covid-19, e por isso a vacinação é indicada pelo Ministério da Saúde. Entretanto, é importante que as mulheres peçam orientação aos profissionais de saúde que lhes fazem acompanhamento.

“É fundamental que todas as gestantes e puérperas que podem tomar a vacina procurem um dos locais de vacinação até esta quinta-feira. Devido às questões de armazenamento, não poderemos prorrogar o período de imunização com as doses da Pfizer que recebemos agora”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

AstraZeneca segue suspensa para esse público

A Semus reitera que segue suspensa, temporariamente, por determinação do Ministério da Saúde, a aplicação da vacina AstraZeneca em gestantes e puérperas.

Pontos de vacinação para gestantes e puérperas na cidade

Policlínica Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde)
Avenida Jones dos Santos Neves, 7 – Santo Antônio
Horário: 7h às 16h

Unidade Básica de Saúde do bairro Aquidaban
Av. Jeremias Sandoval, 113
Horário: 9h às 15h

Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Rica
Rua Jose Humberto Grillo, 1
Horário: 7h às 13h

Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Itapemirim
Rua Walace de Melo Pereira Barreto, 145
Horário: 13h às 18h