Pandemia

Covid-19: Lares de idosos de Cachoeiro já foram atendidos com 1ª dose da vacina

Ao todo, foram aplicadas cerca de 230 doses, em idosos e cuidadores
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta quarta-feira (20), em Cachoeiro, todas as pessoas com 60 anos ou mais que se encontram em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e funcionários dessas entidades receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Na ação, quatro equipes de vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) percorreram as instituições Lar Nina Arueira, Lar João XXIII, Lar Adelson Rebello e Vila Aconchego e, ao todo, foram aplicadas 235 doses.

Residente no asilo Lar João XXIII há 27 anos, Luzia de Azevedo Almeida, de 68 anos, expressou sua alegria ao receber a vacina. “Me sinto muito feliz e grata por essa vacina. Estávamos esperando por isso, pois, agora, estamos mais perto de voltar a receber o abraço de quem a gente ama”, enfatizou.

“É um pontapé inicial muito importante. A vacinação é a maneira de prevenção, que nos possibilita trabalhar de forma mais tranquila. É muito bom saber que, ao mesmo tempo que estamos sendo protegidos, nós estamos os protegendo também, por serem parte do grupo de risco”, completou Danine de Souza, coordenadora do Lar João XXIII, que também recebeu a primeira dose.

Profissionais de saúde

As equipes de vacinadores também começaram a vacinação dos profissionais que trabalham na linha de frente de combate à Covid-19, em estabelecimentos de saúde. Nesta quarta (20), a ação foi realizada no Hospital do Aquidaban.

“Começamos essa vacinação, tão importante, pelos idosos institucionalizados, porque, além de fazerem parte do grupo de risco, essas pessoas também têm contato com cuidadores e outros idosos, aumentando, assim, o risco de contágio. Além disso, também estamos imunizando os trabalhadores da linha de frente de combate à covid-19, porque, como muitos reconhecem, são aqueles que têm liderado essa batalha em favor da vida. Mas, esperamos que, muito em breve, possamos estar disponibilizando a vacina para toda a população”, ressalta o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Campanha

A campanha de vacinação, em Cachoeiro, começou nesta terça (19), com a chegada das primeiras doses. A técnica em enfermagem, Talita Candido da Silva, de 60 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra Covid-19. Nesses dois primeiros dias de imunização, foram aplicadas, ao todo, 420 vacinas, incluindo profissionais do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes.

O município recebeu 1.475 doses da Coranavac, sendo 1.245 direcionadas a profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia. As demais foram direcionadas às ILPIs.

Segundo a Superintendência Regional de Saúde, um novo lote será enviado, posteriormente, para que os vacinados recebam a segunda dose.

Em fases posteriores da campanha, o município disponibilizará 25 salas de vacina para absorver a demanda espontânea pela imunização. O Plano Municipal de Vacinação também prevê estratégias como busca ativa de usuários dos grupos prioritários da campanha, atendimento com drive-thru e horário estendido para imunização na Policlínica Municipal e unidades do Programa Saúde na Hora.