Notícias

Pela internet

Covid-19: liberado agendamento de vacinação para crianças a partir de 5 anos

Imunização infantil acontece em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Cachoeiro
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim liberou, nesta terça-feira (25), o agendamento para vacinar crianças a partir de 5 anos sem comorbidades contra a Covid-19 – para os que têm deficiência permanente e/ou comorbidades, não é necessário agendamento.

O site para fazer a marcação é o agendamentosaude.cachoeiro.es.gov.br. Nele, é possível que o pai ou responsável escolha o local e o dia, dentre os disponíveis, para vacinar a criança – o horário aparecerá automaticamente. O agendamento pode ser feito em qualquer unidade disponível e não apenas naquela mais próxima da residência. 

Até o início da tarde desta terça-feira (25), havia 500 vagas disponíveis para o público infantil (5 a 11 anos), em cinco Unidades Básicas de Saúde (Vila Rica, Jardim Itapemirim, Village da Luz, Aquidaban e Zumbi).

As vacinas utilizadas na imunização infantil são a Pfizer/BioNTech (versão pediátrica) e a CoronoVac – restrita ao público sem quadro de imunossupressão. Entretanto, seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as crianças de 5 anos só poderão receber o imunizante pediátrico da Pfizer.

Diretrizes da vacinação pediátrica

De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação manifestando sua concordância. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito. Também será necessário levar os documentos da criança: documento de identidade, cartão de vacinas e cartão do SUS ou CPF.

Caso a criança apresente sintomas de quadro de síndrome gripal, como febre, tosse e dor no corpo, é necessário aguardar um prazo de 30 dias para a aplicação do imunizante. Além disso, a nota técnica indica que a vacinação contra a Covid-19 deverá ser feita com intervalo de, pelo menos, 15 dias entre a aplicação de outras vacinas do calendário infantil.

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina pediátrica da Pfizer será de oito semanas. No caso da Coronavac, são 28 dias.