Antiga campanha

Covid-19: ponto de testagem muda para a escola Zilma Coelho Pinto nesta terça (1)

Ponto itinerante também oferece vacinação contra Influenza e Covid
Foto: Márcia Leal/PMCI

O local do ponto itinerante de testagem para Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro (Semus) será deslocado, a partir desta terça (1), da praça Jerônimo Monteiro, Centro, para a escola municipal Zilma Coelho Pinto (antiga Campanha), no bairro Ferroviários. A mudança se deve às obras de acessibilidade e mobilidade urbana que estão em andamento na praça.

O atendimento continuará sendo oferecido em dois períodos: pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h às 15h. Serão distribuídas, nos dois turnos, 300 e 150 senhas de atendimento, respectivamente.

“A escola municipal Zilma Coelho Pinto também fica na região central do município, o que é fundamental para a nossa estratégia de facilitar o acesso a testes. Para a semana que vem, avaliaremos o melhor espaço para dar continuidade aos procedimentos, oferecendo as melhores condições possíveis para os cidadãos”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Pessoas com e sem sintomas da doença podem fazer o teste. Quem testar positivo já sairá do local com o atestado médico para cumprimento de período de isolamento. No ponto, a Semus realiza o teste rápido de captura de antígeno (TRAg), em que há coleta de material pela garganta ou nariz (swab). O resultado aparece em poucos minutos, com grau de precisão de mais de 90%.

Vacina também estará disponível

No ponto de testagem, a Semus também disponibiliza um ponto de vacinação contra a Covid, para atendimento ao público a partir dos 12 anos.

Para crianças de 5 a 11 anos, a vacinação está sendo realizada em cinco unidades de saúde (Vila Rica, Jardim Itapemirim, Village da Luz, Aquidaban e Zumbi). Para público infantil sem comorbidades, é necessário realizar agendamento pela internet.

Testagem e vacinação nas unidades

A Semus lembra que Cachoeiro oferece testagem a pessoas com sintomas leves de Covid nas Unidades Básicas de Saúde – UBS (de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h). Nesses locais, são disponibilizados, diariamente, 40 testes para identificar a doença.

Além disso, também são realizados testes nos prontos atendimentos municipais (24 horas), que devem ser procurados somente por pessoas com sintomas respiratórios mais graves, como falta de ar, febre alta e dores intensas.

A vacinação contra a Covid-19, por sua vez, ocorre de segunda a sexta, das 8h às 15h, nas UBS e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde).