Mais de 3 mil testes

Covid-19: ponto itinerante facilita acesso a testagem e vacinação em Cachoeiro

Ações serão deslocadas, na próxima semana, para a faculdade Multivix, no bairro Independência
Foto: Márcia Leal/PMCI

O ponto itinerante de testagem para Covid-19 e vacinação (Covid-19 e Influenza) na região central de Cachoeiro está facilitando o acesso aos procedimentos pela população. Desde o último dia 13 de janeiro, foram realizados 3.451 testes, com 1.125 resultados positivos (32,5%), e foram aplicadas 876 doses de vacina contra a Covid-19 e 530 contra a Influenza.

As ações das últimas semanas ficaram concentradas na praça Jerônimo Monteiro, mas, de segunda (24) a sexta-feira (28) da semana que vem, o ponto itinerante será deslocado para a unidade da faculdade Multivix no bairro Independência – com atendimentos de 8h às 12h. Na última segunda-feira (17), um ponto itinerante também foi colocado no Shopping Cachoeiro.

Além dos profissionais para fazer testagem e aplicar vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disponibilizou, nos últimos dias, um médico da rede municipal no ponto itinerante. O objetivo é providenciar atestados de afastamento e prestar atendimento aos usuários que testam positivo para Covid-19.

“O número de casos positivos em janeiro em Cachoeiro já é 13 vezes maior do que dezembro. Apesar de a grande maioria não ter gravidade, esse número representa uma quantidade enorme de pessoas doentes e afastadas de suas atividades, inclusive na área de saúde. Estamos fazendo todo o possível para superar mais esse grande desafio”, destaca o secretário municipal de Saúde Alex Wingler.

Testagem também disponível em unidades da rede municipal

A testagem também ocorre nos prontos atendimentos municipais (24 horas) e nas Unidades Básicas de Saúde – UBS (de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h). A vacinação acontece nas UBS e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (de segunda a sexta, 8h às 15h).

Os Prontos Atendimentos municipais (UPA do Marbrasa, PPG, PA de Itaoca e PAI) funcionam 24 horas por dia e prestam atendimentos a casos como queda com torção ou fratura; pressão ou febre muito altas; falta de ar; forte dor no peito; vômito constante etc. Na unidade, o paciente recebe os primeiros cuidados até que seja considerado estável e possa voltar para casa. Se não houver melhora de seu estado de saúde, é encaminhado para um hospital.

Em casos de baixa complexidade, como de traumas leves, sintomas leves de gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar e conjuntivite, o mais adequado é buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Em Cachoeiro, as UBS funcionam de segunda a sexta, das 7h às 16h. Em sua página no portal da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/saude-semus), a Semus disponibiliza a relação de todas as UBS do município, com seus respectivos telefones e endereços. Também estão disponíveis informações sobre os Prontos Atendimentos municipais.