Notícias

Reforço

Covid-19: tire dúvidas sobre a quarta dose da vacina

Em Cachoeiro, o público acima dos 30 anos começou a receber a segunda dose de reforço nesta terça-feira (21)
Foto: Patricia Pim/PMCI

No último domingo (19), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) do Espírito Santo reduziu a faixa etária do público apto a receber a quarta dose (ou segunda dose de reforço) da vacina contra a Covid-19 em todo o estado.

Atenta à ampliação do público apto a receber a nova aplicação da vacina, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro divulgou algumas orientações, para sanar eventuais dúvidas da população sobre a atualização do esquema vacinal.

Em Cachoeiro, a quarta dose está disponível para o público geral acima dos 30 anos. Além disso, a população acima dos 18 anos, pertencente aos grupos prioritários, também podem receber a segunda dose de reforço.

São grupos prioritários: trabalhadores da saúde; povos indígenas; trabalhadores da educação; caminhoneiros; trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiro Urbano e de Longo curso; trabalhadores portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas (ativos); funcionários do Sistema de Provação de Liberdade; população privada de liberdade; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; gestantes e puérperas a partir de 18 anos.

O período entre a primeira e a segunda dose de reforço é de 120 dias (quatro meses). Já para os idosos, o prazo é um pouco menor: 90 dias (três meses). Quem teve diagnóstico recente para a doença deve esperar por 30 dias para receber a dose – esse prazo garante uma resposta imunológica mais forte.

“A oferta das doses do imunizante contra a Covid-19, em Cachoeiro, segue as orientações da Secretaria de Estado de Saúde que, por meio de suas portarias e notas técnicas, versa sobre a vacinação em todo o estado. É importante que a população se atente aos prazos entre as doses, para que não tenha sua imunidade comprometida”, destaca o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler

“Aqueles que ainda não se enquadram no público apto a receber a quarta dose, devem aguardar a liberação de seus grupos etários. Tão logo isso aconteça, iniciaremos a oferta do imunizante a essas pessoas”, finaliza o secretário.

Confira as dúvidas mais frequentes em relação à quarta dose:

Por que devo tomar a segunda dose de reforço?

De acordo com as autoridades médicas, as doses de reforço são uma estratégia de estímulo ao sistema imunológico, para que o mesmo mantenha a capacidade de resposta à infecção do coronavírus. Com a imunidade atualizada, são reduzidos o risco de internação e os casos graves da doença.

Quem teve Covid-19 recentemente ou está com sintomas de gripe pode tomar a vacina?

De acordo com a Semus, a vacina contra a Covid-19 deve ser ministrada após 30 dias do aparecimento de quaisquer sintomas gripais. Nos casos assintomáticos, esse prazo deve ser contado a partir da data do exame para detecção da doença, caso o resultado tenha sido positivo.

Onde posso me vacinar em Cachoeiro?

O município conta com salas de vacinação em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu”. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Nas UBS do bairro Paraíso, Amaral, IBC e Aeroporto, o horário se estende até as 18h. 

Além disso, a Semus realiza, periodicamente, mutirões de vacinação aos fins de semana, em horários e locais diferenciados. Essas ações são divulgadas, previamente, no site oficial e nas redes sociais da Prefeitura de Cachoeiro

Unidades com sala de vacinação

UBS Aquidaban

UBS Aeroporto

UBS IBC

UBS Novo Parque

UBS Abelardo Machado

UBS Gilson Carone

UBS Village da Luz

UBS Amaral

UBS Alto União

UBS São Luiz Gonzaga

UBS BNH de Baixo

UBS BNH de Cima

UBS Zumbi

UBS Paraíso

UBS Coramara

UBS Nossa Senhora Aparecida

UBS Elpídio Volpini

UBS Otton Marins

Interior

UBS Soturno

UBS Burarama

UBS Pacotuba

UBS Córrego dos Monos

UBS Itaoca

UBS Conduru