Teleconferência

Trabalho técnico de revisão do PDM continua durante pandemia

Prefeitura e consultoria seguem com trabalho técnico; atividades presenciais serão retomadas após pandemia
Foto: Divulgação/PMCI

Apesar das medidas de distanciamento social implementadas para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, o trabalho de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Cachoeiro de Itapemirim, iniciado em 2019, segue em andamento. Representantes da empresa de consultoria responsável e da equipe técnica da Prefeitura de Cachoeiro têm se reunido por teleconferência.

O trabalho técnico desenvolvido, atualmente, consiste na construção de propostas de macrozoneamento e zoneamento do perímetro urbano de Cachoeiro. Para isso, estão sendo levadas em conta as informações obtidas nas etapas anteriores do processo de revisão.

Durante o ano passado, foram realizadas duas audiências públicas, 18 reuniões comunitárias, duas reuniões setoriais temáticas e uma reunião de capacitação e nivelamento a respeito do PDM, além de visitas técnicas da empresa de consultoria. Também foram coletadas informações fornecidas pelo poder público e secretarias municipais, bem como sugestões enviadas para o Espaço Plano Diretor, canal on-line disponibilizado à população por meio do portal da prefeitura.

As demais etapas que precisam ser feitas de forma presencial, incluindo novas audiências públicas, continuam suspensas, enquanto se fizerem necessárias as medidas restritivas para o enfrentamento à pandemia. Todas os dados sobre a revisão do PDM estão disponíveis em uma página específica do portal da prefeitura, incluindo o cronograma atualizado e atas das reuniões por videoconferência dos últimos meses. Também é possível acompanhar notas de atualização sobre o trabalho desenvolvido.

“Apenas o trabalho técnico continua em andamento de forma telepresencial, sendo feito com a máxima transparência. Assim que possível, retomaremos as atividades presenciais para dar encaminhamento ao novo PDM”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.

“Infelizmente, o cronograma teve de ser alterado por conta da situação atual de emergência em saúde pública. Mas, na medida do possível, o trabalho continua. A atualização do PDM é uma das nossas prioridades, pois é fundamental para aprimorar o ordenamento urbano e alavancar o desenvolvimento de Cachoeiro”, destaca o prefeito Victor Coelho.