On-line

Covid: agendamento para vacinação de pessoas de 35 a 49 anos neste domingo (4)

Vacinação ocorrerá terça (6) e quarta-feira (7)
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim abrirá, neste domingo (4), às 20h, agendamento on-line de vacinação contra Covid-19 para pessoas de 35 a 49 anos. Serão disponibilizadas 9 mil vagas.

A vacinação ocorrerá nas próximas terça (6) e quarta-feira (7), em 18 unidades básicas de saúde (veja lista abaixo), na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal) e na quadra da escola municipal Zilma Coelho Pinto.

O site para fazer a marcação é o agendamentosaude.cachoeiro.es.gov.br. Após um breve cadastro, o usuário escolhe o local e o dia para se vacinar, dentre os disponíveis – o horário aparecerá automaticamente. Os usuários poderão agendar em qualquer unidade com vagas, e não apenas naquela localizada mais próxima de sua residência.

No dia da vacinação, será necessário apresentar o comprovante do agendamento, cartão de vacina, documento de identificação com foto e cartão do SUS ou CPF.

Interior

Também serão disponibilizadas 1.547 doses para vacinação no interior do município, mas sem agendamento: as pessoas dessa faixa etária deverão entrar em contato ou ir à UBS de seu distrito a partir de terça-feira (6) para receber instruções sobre a imunização.

“Serão mais de 10 mil doses das vacinas Covidshield/Fiocruz (AstraZeneca), Pfizer e Janssen em Cachoeiro. É importante destacar que não é possível escolher qual tipo de vacina tomar. Todas elas têm grande eficácia e contribuirão muito para o avanço da campanha de imunização, e é muito importante que a população tenha consciência disso”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Demanda espontânea para maiores de 50 anos

Pessoas maiores de 50 anos que ainda não conseguiram se vacinar podem procurar a unidade básica mais próxima ou a Policlínica Municipal, sem necessidade de agendamento on-line. Caso não seja possível vacinar no momento exato do comparecimento, as equipes realizarão agendamento para outra data.

Segunda dose

Quem já tomou a primeira dose deve ficar atento à data marcada no cartão de vacina para a segunda aplicação. Também não é necessário fazer agendamento – basta comparecer à unidade em que recebeu a primeira vacinação

Orientações importantes

– A Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação, vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), reforçará o servidor do sistema de agendamento on-line para atender à alta demanda. Apesar disso, é possível que a página apresente lentidão e fique fora do ar em alguns momentos por conta do número de acessos simultâneos. É importante que os usuários mantenham a calma e tentem realizar a marcação no momento que se apresentar mais oportuno.

– A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as pessoas devem se dirigir ao local de vacinação somente no horário marcado, para evitar a ocorrência de filas desnecessárias e aglomerações. Também é fundamental manter todas as medidas sanitárias de combate à Covid-19: uso obrigatório de máscara, distanciamento social e higienização constante das mãos.

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

As pessoas que se vacinam contra a Covid-19 em Cachoeiro podem colaborar com a campanha Compartilhe Amor, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.

A participação na campanha também é aberta às pessoas para quem ainda não chegou a hora da imunização. Além das unidades básicas de saúde, é possível entregar os donativos nos postos de coleta das lojas do Perim Supermercados, parceiro da iniciativa.

Lista de locais para agendamento on-line de vacinação (35-49 anos)

UBS Aeroporto
UBS Amaral
UBS Jardim Itapemirim
UBS Paraíso
UBS Abelardo Machado
UBS Coramara
UBS Aquidaban
UBS Vila Rica
UBS São Luiz Gonzaga
UBS Village da Luz
UBS Zumbi
UBS Novo Parque
UBS BNH de Baixo
UBS BNH de Cima
UBS Nossa Senhora Aparecida
UBS Valão
UBS União
UBS Otton Marins
Policlínica Municipal Bolívar de Abreu
Escola Municipal Zilma Coelho Pinto