On-line

Covid: agendamento para vacinação de pessoas de 35 a 49 anos neste domingo (4)

Vacinação ocorrerá terça (6) e quarta-feira (7)
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim abrirá, neste domingo (4), às 20h, agendamento on-line de vacinação contra Covid-19 para pessoas de 35 a 49 anos. Serão disponibilizadas 9 mil vagas.

A vacinação ocorrerá nas próximas terça (6) e quarta-feira (7), em 18 unidades básicas de saúde (veja lista abaixo), na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal) e na quadra da escola municipal Zilma Coelho Pinto.

O site para fazer a marcação é o agendamentosaude.cachoeiro.es.gov.br. Após um breve cadastro, o usuário escolhe o local e o dia para se vacinar, dentre os disponíveis – o horário aparecerá automaticamente. Os usuários poderão agendar em qualquer unidade com vagas, e não apenas naquela localizada mais próxima de sua residência.

No dia da vacinação, será necessário apresentar o comprovante do agendamento, cartão de vacina, documento de identificação com foto e cartão do SUS ou CPF.

Interior

Também serão disponibilizadas 1.547 doses para vacinação no interior do município, mas sem agendamento: as pessoas dessa faixa etária deverão entrar em contato ou ir à UBS de seu distrito a partir de terça-feira (6) para receber instruções sobre a imunização.

“Serão mais de 10 mil doses das vacinas Covidshield/Fiocruz (AstraZeneca), Pfizer e Janssen em Cachoeiro. É importante destacar que não é possível escolher qual tipo de vacina tomar. Todas elas têm grande eficácia e contribuirão muito para o avanço da campanha de imunização, e é muito importante que a população tenha consciência disso”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Demanda espontânea para maiores de 50 anos

Pessoas maiores de 50 anos que ainda não conseguiram se vacinar podem procurar a unidade básica mais próxima ou a Policlínica Municipal, sem necessidade de agendamento on-line. Caso não seja possível vacinar no momento exato do comparecimento, as equipes realizarão agendamento para outra data.

Segunda dose

Quem já tomou a primeira dose deve ficar atento à data marcada no cartão de vacina para a segunda aplicação. Também não é necessário fazer agendamento – basta comparecer à unidade em que recebeu a primeira vacinação

Orientações importantes

– A Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação, vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), reforçará o servidor do sistema de agendamento on-line para atender à alta demanda. Apesar disso, é possível que a página apresente lentidão e fique fora do ar em alguns momentos por conta do número de acessos simultâneos. É importante que os usuários mantenham a calma e tentem realizar a marcação no momento que se apresentar mais oportuno.

– A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as pessoas devem se dirigir ao local de vacinação somente no horário marcado, para evitar a ocorrência de filas desnecessárias e aglomerações. Também é fundamental manter todas as medidas sanitárias de combate à Covid-19: uso obrigatório de máscara, distanciamento social e higienização constante das mãos.

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

As pessoas que se vacinam contra a Covid-19 em Cachoeiro podem colaborar com a campanha Compartilhe Amor, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.

A participação na campanha também é aberta às pessoas para quem ainda não chegou a hora da imunização. Além das unidades básicas de saúde, é possível entregar os donativos nos postos de coleta das lojas do Perim Supermercados, parceiro da iniciativa.

Lista de locais para agendamento on-line de vacinação (35-49 anos)

UBS Aeroporto
UBS Amaral