Covid: ainda há vagas de agendamento de vacinação para público de 50 a 59 anos

São 10 unidades com doses disponíveis; agendamento é pela internet
Foto: Márcia Leal/PMCI

Ainda restam cerca de 1.800 vagas de agendamento on-line, em Cachoeiro de Itapemirim, para a vacinação contra a Covid-19 no público de 50 a 59 anos, sem comorbidades, iniciada nesta segunda-feira (14).

O agendamento para essa faixa etária teve início na última quinta-feira (10), com 5.700 doses disponíveis da vacina Covishield/Fiocruz, e as pessoas que marcaram serão vacinadas ao longo desta semana, em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O agendamento é destinado a moradores da sede do município. Há doses disponíveis nas unidades dos bairros: BNH de Baixo (Waldir Furtado Amorim); BNH de Cima (Luiz Tinoco da Fonseca); Coramara; Gilson Carone; Nossa Senhora Aparecida; Novo Parque; São Luiz Gonzaga; Valão (Elpídio Volpini); Village da Luz; Vila Rica. Caso não haja vagas na UBS do próprio bairro, os moradores podem marcar em outra unidade do município com doses disponíveis.

Para agendar, é preciso entrar no site www.cachoeiro.es.gov.br/vacinacovid19 e fazer um cadastro com informações básicas. O usuário terá que escolher a unidade básica de saúde (UBS) e o dia para se vacinar, dentre os disponíveis – o horário aparecerá automaticamente.

Ao final do procedimento, será emitido um comprovante, que deverá ser apresentado no momento da vacinação – seja impresso ou no celular. Os demais documentos exigidos na hora de se vacinar são: documento de identidade com foto; cartão de vacina; cartão do SUS ou CPF.

Interior

A estratégia de vacinação para moradores dessa faixa etária no interior do município é outra: eles devem entrar em contato ou ir à UBS de seu distrito, a partir desta segunda-feira (14), para receber instruções sobre os dias em que a imunização ocorrerá no local.

Vacinação por faixa etária

Cachoeiro iniciou, na semana passada, a aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 nas pessoas que não fazem parte de grupos prioritários da campanha. O público de 55 a 59 anos foi o primeiro a ser contemplado.

“Conforme a chegada de mais doses, avançaremos na campanha de imunização, baixando a faixa etária gradativamente, até completar a vacinação em toda a população adulta de Cachoeiro. É fundamental que todos procurem se vacinar no devido tempo e que não se descuidem das medidas de prevenção, como distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

As pessoas que se vacinam contra a Covid-19 em Cachoeiro podem colaborar com a campanha Compartilhe Amor, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.

A participação na campanha também é aberta às pessoas para quem ainda não chegou a hora da imunização. Além das unidades básicas de saúde, é possível entregar os donativos nos postos de coleta das lojas do Perim Supermercados, parceiro da iniciativa.