Novo mutirão

Covid: buscando risco muito baixo, Cachoeiro vacina adolescentes e idosos no sábado (19)

A ação ocorrerá das 8h ao meio-dia, na Policlínica Municipal
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro realizará novo mutirão de vacinação contra a Covid-19 no próximo sábado (19). Os públicos-alvo, desta vez, são os adolescentes (12 a 17 anos) que ainda não tomaram a primeira dose e os idosos (a partir de 60 anos) que ainda não receberam a dose de reforço.

A ação ocorrerá das 8h ao meio-dia, na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde), no bairro Santo Antônio.

Com ela, a Semus busca ajudar a microrregião Central Sul, da qual Cachoeiro faz parte, a atingir metas de vacinação necessárias para que seja enquadrada na classificação de risco muito baixo (azul) no mapa estadual da Covid-19.

Para que isso aconteça, 1,1% dos adolescentes e 3,66% dos idosos da região precisam receber, respectivamente, a primeira aplicação e a dose de reforço, o que garantirá o alcance da meta de 90% dessas populações.

A outra meta exigida, de 80% de adultos maiores de 18 anos vacinados com as duas doses ou vacina de dose única, já foi ultrapassada.

No risco muito baixo, há flexibilização quase total dos protocolos anticovid. O uso de máscara de proteção, por exemplo, não é obrigatório em locais abertos ou fechados, embora continue sendo recomendado.

“Nossa região está bem perto de alcançar o risco muito baixo. Com esse novo mutirão, Cachoeiro dá sua contribuição para acelerar o atingimento das coberturas vacinais exigidas e busca ampliar a proteção da população contra o coronavírus. Convocamos idosos e adolescentes do nosso município a abraçarem essa causa, buscando a imunização no sábado ou o mais breve que puderem”, frisa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

A Semus ressalta que, embora o foco do mutirão esteja voltado aos idosos e adolescentes, os demais públicos vacináveis (pessoas a partir de 5 anos) podem e devem aproveitar a oportunidade para iniciar ou colocar em dia o esquema vacinal contra a Covid-19.

Vale lembrar que o serviço de imunização em Cachoeiro é realizado rotineiramente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, na Policlínica e nas unidades básicas de saúde com sala de vacinação.