Notícias

A partir de 60 anos

Covid: Cachoeiro inicia aplicação da quarta dose da vacina em idosos

Segunda dose de reforço (quarta dose) estará disponível nas UBS e na Policlínica Municipal
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro dará início, nesta terça-feira (22), à aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) da vacina contra Covid-19 em idosos do município.

Aprovada pela portaria nº 046-R da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), em acordo com a Nota Técnica Covid-19 Nº 08/2022, a aplicação da quarta dose será realizada no público a partir dos 60 anos que já tomou a dose de reforço (terceira dose) há, pelo menos, 90 dias.

O imunizante estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e interior do município que possuem sala de vacinação – veja a lista abaixo – e, também, na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu” (Centro de Saúde).

Para receber o imunizante, é necessário apresentar o cartão de vacina, documento de identificação com foto e cartão do SUS ou o CPF.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, a aplicação da segunda dose de reforço é importante para a manutenção da imunidade contra Covid-19 nos idosos.

“As pessoas com mais de 60 anos pertencem ao chamado grupo de risco da Covid-19, que é o público mais suscetível às complicações da doença, como internações e óbitos. Devido ao avanço da idade, o sistema imunológico se torna mais frágil, comprometendo a resposta do corpo às infecções. Por isso, a dose de reforço é muito importante nessa faixa etária, para aumentar a proteção contra o vírus”, destaca.

Unidades com sala de vacinação

UBS Aquidaban

UBS Aeroporto

UBS IBC

UBS Novo Parque

UBS Abelardo Machado

UBS Gilson Carone

UBS Village da Luz

UBS Amaral

UBS Alto União

UBS São Luiz Gonzaga

UBS BNH de Baixo

UBS BNH de Cima

UBS Zumbi

UBS Paraíso

UBS Coramara

UBS Nossa Senhora Aparecida

UBS Elpídio Volpini

UBS Otton Marins

Interior

UBS Soturno

UBS Burarama

UBS Pacotuba

UBS Córrego dos Monos

UBS Itaoca

UBS Conduru