5 a 11 anos

Covid: Cachoeiro realiza mutirão para vacinar crianças sexta (11) e sábado (12)

Ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal desse público
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro realizará, nesta sexta (11) e sábado (12), mais um mutirão de vacinação infantil contra Covid-19, para o público de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades. A ação faz parte de uma mobilização estadual para ampliar a cobertura vacinal entre as crianças.

Na sexta (11), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), da sede e interior do município, que possuem sala de vacinação, funcionarão em horário estendido, das 8h às 19h, para a aplicação do imunizante.

Já no sábado (12), Dia D do mutirão, a ação acontecerá das 8h às 16h, nas UBS dos bairros Aquidaban, Vila Rica, Village da Luz, Jardim Itapemirim, Zumbi, Amaral, Aeroporto, Paraíso, Alto União, BNH de Cima e Gilson Carone e, também, na Policlínica Municipal “Bolivar de Abreu”. No interior, a ação acontecerá em todas as UBS.

Além disso, no mesmo dia e horário, as equipes da Semus estarão realizando a aplicação da vacina nos supermercados Perim Center (Caiçara) e Sempre Tem (Coronel Borges).

Durante os dois dias de mutirão, o público entre 6 e 11 anos anos poderá receber a vacina em qualquer um dos pontos disponíveis. Entretanto, crianças de 5 anos sem comorbidades e as de 5 a 11 anos com comorbidades deverão ser imunizadas em uma das cinco UBS destinadas à vacinação pediátrica (Vila Rica, Jardim Itapemirim, Village da Luz, Aquidaban e Zumbi), na Policlínica Municipal ou nas UBS do interior.

A Semus ressalta que os responsáveis que acompanharem os menores de idade no momento da vacinação também terão a oportunidade de atualizar seu esquema vacinal, caso estejam com alguma dose em atraso.

Em Cachoeiro, quase 4,9 mil crianças entre 5 e 11 anos receberam a primeira dose do imunizante contra Covid-19. Isso representa cerca de 25% do público vacinável nessa faixa etária. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

“A vacina contra Covid-19 é comprovadamente segura e eficaz tanto para adultos quanto para crianças. Por isso, pedimos para que os pais e responsáveis não deixem de vacinar e proteger seus filhos. As crianças podem se contaminar e transmitir a Covid-19 a outras pessoas, e também, estão sujeitas às consequências do agravamento da doença, como internações e até mesmo óbito”, salienta o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.