Neste sábado (20)

Covid: Cachoeiro tem agendamento on-line de dose de reforço para pessoas de 18 a 59 anos

Ministério da Saúde ampliou, nesta semana, aplicação da dose de reforço para a população adulta
Foto: Márcia Leal/PMCI

Neste sábado (20), às 8h, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) abrirá agendamento on-line de dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para pessoas de 18 a 59 anos. Serão oferecidas 6,9 mil vagas para se vacinar em 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas próximas terça (23), quarta (24) e quinta-feira (25).

No início da semana, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação para toda a população adulta a aplicação da dose de reforço, o que deve ser feito cinco meses após a vacinação da segunda dose. O intervalo também é o mesmo para quem tomou vacina de dose única, conforme resolução nº 218/2021 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/SUS-ES). O reforço deverá ser feito, preferencialmente, com um imunizante diferente daquele recebido no primeiro ciclo vacinal.

“Segundo o Ministério da Saúde, estudos apontam queda da resposta imune após cinco meses, o que justifica a ampliação do público da dose de reforço e a diminuição do tempo de espera. O agendamento on-line para esse público permitirá uma melhor organização do fluxo de usuários nas unidades”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

O site para fazer a marcação é o agendamentosaude.cachoeiro.es.gov.br. Após um breve cadastro, o usuário escolhe o local e o dia para se vacinar, dentre os disponíveis – o horário aparecerá automaticamente. O agendamento pode ser feito em qualquer unidade e não apenas naquela mais próxima da residência.

No dia da vacinação, será necessário apresentar o comprovante do agendamento, cartão de vacina, documento de identificação com foto e cartão do SUS ou o CPF.

Dia D de vacinação

A vacinação contra a Covid-19 tem ocorrido rotineiramente nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde). Para avançar ainda mais com a imunização, a Semus realizará, neste sábado (20), das 8h às 12h, mais um “Dia D” em dez UBS e na Policlínica, além de vacinação volante em bairros com baixos índices de imunizados.

A ação é voltada para: pessoas acima de 12 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal; quem está com a segunda dose em atraso ou vencendo no dia da ação; e para o público apto a receber a dose de reforço (terceira dose) – idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos.

Confira mais detalhes da programação.

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

As pessoas que se vacinam contra a Covid-19, em Cachoeiro, podem colaborar com a campanha “Compartilhe Amor”, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.