"Viradão" e Dia D

Covid: Cachoeiro vacina mais de 7 mil pessoas em 24 horas e bate recorde

No “Viradão”, realizado na Policlínica Municipal, 3.100 doses foram aplicadas
Foto: Márcia Leal/PMCI

Com o “Viradão da Vacinação” e o Dia D da campanha contra a Covid-19, no fim de semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro vacinou 7.145 pessoas com 18 anos ou mais, em 24 horas – um recorde no município.

No “Viradão”, realizado na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde), das 19h de sexta-feira (20) às 19h de sábado (21), 3.100 pessoas receberam a primeira dose da vacina.

No início da ação, os jovens foram recepcionados com música: na entrada, um DJ tocava canções animadas e repassava informações importantes para conscientização sobre o combate ao coronavírus – essa iniciativa teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

“Achei ótima a ideia de fazer 24 horas seguidas de vacinação em Cachoeiro, porque dá possibilidade para todo mundo se vacinar, além da animação com a música e o DJ. Ficou bom demais”, disse Tiago dos Santos, de 22 anos.

Isadora Gonçalves Couto, de 19 anos, também aproveitou a oportunidade e se disse aliviada por conseguir tomar a primeira dose. “Meus amigos também agendaram e se imunizaram. É muito importante todos os jovens se vacinarem. Nossa hora chegou”.

No “Viradão”, jovens foram recepcionados com músicas executadas por um DJ

Dia D

No “Dia D”, das 8h às 16h de sábado, 4.045 pessoas foram vacinadas, sendo 3.230, nas unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros e 815, nas dos distritos.

Amanda Alves, de 20 anos, que foi atendida na UBS do bairro Abelardo Machado, expressou sua alegria e mandou um recado aos jovens.

“Estava esperando por isso há bastante tempo e, agora que liberou para nossa faixa etária, estou muito feliz. Nós, jovens, precisamos nos imunizar, porque essa doença mata. Infelizmente, algumas pessoas não tiveram a mesma oportunidade, então, peço a todos para que tomem: vacinas salvam vidas”, clamou.

Em Soturno, Luiza Soares Agrizzi, de 18 anos, garantiu a dose dela. “Eu sempre segui todas as medidas de prevenção, porque tenho medo dessa doença. Estou feliz por tomar a primeira dose, mas só vou me sentir mais segura após a segunda. É triste perder alguém para uma doença que já tem vacina e muitos não tiveram a chance. Seguirei fazendo a minha parte”, disse.

“O ‘Viradão’ e o ‘Dia D’ foram ações muito importantes para acelerarmos a vacinação contra a Covid em Cachoeiro: atingimos o equivalente a 4,5% da população adulta em 24 horas. Quem não pôde comparecer deve procurar as unidades de saúde, o quanto antes, para receber a primeira dose. É fundamental, também, que as pessoas fiquem atentas ao prazo da segunda dose e não deixem de tomá-la, já que completar o esquema vacinal garante maior eficácia na proteção e ganha ainda mais importância diante da ameaça de novas variantes do vírus”, frisa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.