Pandemia

Covid: com 33,6 mil doses aplicadas, Saúde alerta para vacinados manterem cuidados

Apesar da importância da vacina e do avanço da campanha, ainda falta muito para a volta ao normal
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em Cachoeiro de Itapemirim, já foram aplicadas 33.617 vacinas contra a Covid-19 – segundo dados disponibilizados até a tarde desta quinta-feira (8), no Portal Covid-19 Cachoeiro. Desse total, 29.946 se referem à primeira dose e 9.103 à segunda dose. Apesar do avanço da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta que os vacinados devem manter os cuidados sanitários preventivos.

A vacina reduz significativamente a ocorrência de casos graves e de mortes por Covid-19, tendo um papel fundamental no combate à pandemia. Mesmo assim, não há garantias de que uma pessoa vacinada não possa ser infectada e não transmita o coronavírus para outras pessoas.

Além disso, o organismo leva cerca de duas semanas após a aplicação da segunda dose para produzir a imunidade necessária contra o vírus.

Entre os grupos prioritários que já se vacinaram ou ainda estão se vacinando em Cachoeiro se incluem: trabalhadores da saúde; pessoas acolhidas em instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) e seus cuidadores; quilombolas; e idosos a partir dos 65 anos.

“Menos de 5% da população cachoeirense já tomou as duas doses da vacina – ou seja, ainda estamos muito longe de alcançar a chamada imunidade de grupo. Já se verificou uma grande redução de internações no grupo vacinado no Espírito Santo, mas os cuidados básicos continuam valendo: distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.