Resultado da vacinação

Covid: em outubro, Cachoeiro teve menor taxa de testes positivos desde abril de 2020

Além da vacinação, município desenvolve ações para facilitar acesso aos testes
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em outubro, dos 3.253 testes para Covid-19 realizados em Cachoeiro de Itapemirim, 538 tiveram resultado positivo, uma taxa de 16,5%. Esse foi o melhor resultado alcançado pelo município nesse quesito desde abril de 2020, quando a taxa ficou em 12,4% – conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O número de óbitos pela doença em outubro ficou em 16, terceiro menor desde maio de 2020, quando foram registradas as primeiras mortes pela doença no município. Outro dado importante é que não houve registros de óbitos por Covid-19 nos últimos sete dias – conforme dados coletados até esta segunda-feira (8).

A queda no número de casos confirmados e óbitos acompanha a evolução da vacinação contra a Covid-19. Em Cachoeiro, 70,27% dos adultos estão com o esquema vacinal completo; 74,82% dos adolescentes tomaram a primeira dose; e 62,56% dos idosos receberam a dose de reforço da vacina.

Se a vacinação é fundamental para a diminuição de casos graves e óbitos relacionados à doença, a aplicação das medidas sanitárias é importante para conter a propagação do vírus. Em Cachoeiro, por exemplo, continua valendo a obrigatoriedade do uso de máscara em locais compartilhados.

“Chegamos a um estágio muito avançado do combate à pandemia, mas ainda precisamos ser cuidadosos. Quem tiver com sintomas gripais deve fazer buscar atendimento médico e fazer isolamento. Na rede pública, a referência é o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes – que, inclusive, disponibiliza testes de Covid-19 mesmo para quem não tem sintomas”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Vacine-se!

Apesar do patamar elevado, ainda há muitas pessoas para vacinar em Cachoeiro. Para alcançar o “risco muito baixo”, a microrregião Central Sul, da qual o município faz parte, precisa ter: 80% de adultos maiores de 18 anos vacinados com as duas doses ou vacina de dose única; 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos com, pelo menos, uma dose recebida; 90% dos idosos com dose de reforço recebida; além de disponibilização de um local de testagem livre para Covid-19 em todos os municípios.

Assim, devem se vacinar: pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose; pessoas que estão com a segunda dose atrasada ou por vencer; pessoas de 60 anos ou mais que devem receber a dose de reforço, desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de quatro meses; imunossuprimidos (baixa imunidade), desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de 28 dias; profissionais de saúde, desde que tenham tomado a segunda dose ou vacina de dose única há seis meses ou mais.

No caso das pessoas que precisam tomar a segunda dose, poderão se vacinar quem recebeu vacina: da Astrazeneca, há mais de 70 dias (10 semanas); da Pfizer, há mais de 56 dias (8 semanas); da Coronavac, há mais de 28 dias (4 semanas). Também foi liberada a imunização com segunda dose da Pfizer para quem tomou Astrazeneca.

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, sem agendamento prévio. É necessário levar documento de identidade, carteira de vacinas e cartão do SUS ou CPF. Menores de 18 anos necessitam estar acompanhados por um adulto.