Vacinação

Covid: terceira dose disponível para idosos e imunossuprimidos nas unidades de saúde

Não é necessário fazer agendamento; mutirão também é oportunidade para se vacinar
Foto: Márcia Leal/PMCI

A terceira dose da vacina contra a Covid-19 para idosos e imunossuprimidos está disponível nas unidades básicas de saúde de Cachoeiro de Itapemirim, sem necessidade de agendamento. Idosos a partir de 60 anos devem procurá-las cinco meses depois da segunda dose ou da vacina de dose única. Já as pessoas que estão com baixa imunidade podem fazê-lo após intervalo de 28 dias.

Para tomar o reforço, é só comparecer a uma das unidades de saúde ou à Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, das 8h às 15h. Entre os documentos indispensáveis estão o cartão de vacina que consta o comprovante da última dose contra o coronavírus, um documento pessoal com foto e o cartão do SUS ou o CPF.

O secretário municipal de saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, lembra que a terceira dose é indispensável, neste momento em que apesar dos índices apresentarem significativa melhora, o vírus ainda circula, tornando o cenário especialmente delicado para esses públicos.

“Pela condição de saúde dessas pessoas, sabemos que a resposta imunológica tende a ser menos eficiente e duradoura. Por isso, estamos aplicando esse reforço, com imunizante da Pfizer, com o objetivo de aumentar a proteção. Pedimos que não deixem de comparecer às unidades, já preparadas para atendê-los”, disse o secretário.

Mutirão de vacinação

Quem preferir pode ainda procurar pela terceira dose no mutirão de vacinação, que acontece até sexta-feira (1º), das 10h às 18h, no Shopping Cachoeiro, no Centro, e no Perim Center, localizado no Caiçara.

Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-ES) disponibilizou aos moradores de Cachoeiro de Itapemirim a opção de se vacinar contra a Covid-19 no Centro de Atendimento Psiquiátrico “Aristides Alexandre Campos” (Capaac). A vacinação é voltada para todos os públicos, não apenas usuários do serviço. Para se vacinar no local, é preciso se cadastrar e fazer agendamento no site “Vacina e Confia” (www.vacinaeconfia.es.gov.br). O Capaac fica na rua Leopoldino Smarzaro, 17, bairro Monte Cristo.