35 positivos

Covid: testagem no comércio alcançou 1.188 trabalhadores na 1ª etapa

Foram realizados testes de captura de antígeno (TRAg), que apresentam resultado em cerca de 15 minutos
Foto: Márcia Leal/PMCI

A primeira etapa da testagem para Covid-19 em trabalhadores do comércio de Cachoeiro foi concluída na última semana, pela Prefeitura. Ao longo de maio, foram realizados 1.188 testes rápidos, com 1.153 resultados negativos (97%) e 35 positivos (3%).

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), testou os trabalhadores com testes de captura de antígeno (TRAg), que apresentam resultado em cerca de 15 minutos e têm precisão de mais de 90%.

Os testes foram realizados com suporte do ônibus da Saúde no pátio do Museu de Ciência e Tecnologia e estacionamentos de estabelecimentos comerciais, em comerciários de 266 empresas que aderiram à iniciativa, por meio de cadastro feito pela Semdec.

Os trabalhadores que testaram positivo foram encaminhados para avaliação clínica no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes, referência para casos de Covid-19, e orientados a cumprir isolamento social, por 14 dias, sob monitoramento da Semus.

A ação tem como objetivo ampliar o acesso gratuito aos testes de Covid-19, para que seja possível mapear a doença e ajudar a conter a transmissão do vírus no município, a partir do isolamento domiciliar de quem testa positivo.

De acordo com as secretarias, ainda será definida a data para realização da segunda etapa da testagem dos trabalhadores.

“A primeira etapa da testagem do comércio foi excelente. A realização dos testes permite que a gente consiga cortar a rede de transmissão do vírus e diminuir as chances de as pessoas contaminadas – assintomáticas, muitas vezes – passarem para outras, seja no trabalho ou no transporte coletivo, afinal, quem testa positivo precisa ficar em isolamento domiciliar”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“A testagem foi uma ação de fundamental importância para o comércio e para o controle da Covid-19 em Cachoeiro, uma vez que o profissional que testa positivo fica temporariamente afastado do meio social e do trabalho. Além disso, a testagem serviu para que a gente identificasse a média de pessoas contaminadas no município e esse trabalho dá diretrizes para uma ação mais específica e mais eficaz no combate e no tratamento das pessoas com coronavírus no município”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.