Não é necessário agendamento

Covid: vacinação das 8h às 12h no feriado da Independência

Ação é voltada para aplicação de segunda dose, mas também atende quem ainda precisa iniciar imunização

Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta terça-feira (7), feriado da Independência do Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) dará continuidade ao mutirão de vacinação contra Covid-19, em Cachoeiro.

A ação ocorrerá das 8h às 12h, na Policlínica Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde), para aplicação da primeira dose em maiores de 18 anos e de segunda dose (d2) em pessoas aptas a recebê-la.

Quem recebeu a dose um das vacinas AstraZeneca e Pfizer há mais de 70 dias pode aproveitar o mutirão para antecipar o recebimento da dose dois. No caso da Coronavac, deve-se observar a data marcada no cartão. Quem está com a segunda dose atrasada – de qualquer laboratório fabricante – terá a oportunidade de completar o esquema vacinal.

Na hora de se vacinar, é preciso apresentar o cartão de vacinas, documento de identificação e cartão do SUS ou CPF.

Ação também ocorreu nesta segunda-feira

O mutirão de vacinação aconteceu também nesta segunda-feira (6), na Policlínica Bolívar de Abreu, 272 doses foram aplicadas – primeiras e segundas.

A auxiliar de serviços gerais,  Maria Helena do Carmo, de 44 anos, aproveitou a véspera de feriado e adiantou o recebimento da segunda dose..

“Recebi a primeira dose da AstraZeneca e vi nos noticiários que eu poderia adiantar a segunda dose. Então, eu aproveitei esse dia mais tranquilo na minha rotina para completar minha imunização”, frisou.

Busca ativa vacinou mais de 2 mil

Na última semana, a Semus também realizou ações de vacinação em centros comerciais, supermercados e faculdade e estendeu o horário do atendimento na Policlínica Municipal, alcançando mais de 2 mil pessoas.

Mais de 70 mil já completaram esquema vacinal

Com o avanço da vacinação, Cachoeiro superou as 70 mil pessoas que completaram o esquema vacinal. Isso representa quase 44% do público alvo na região – número superior à média nacional, que atualmente é de 39,80% de pessoas que já receberam a dose dois ou o imunizante de dose única. Os dados são da Rede Nacional dos Dados em Saúde (RNDS).

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

As pessoas que se vacinam contra a Covid-19, em Cachoeiro, podem colaborar com a campanha “Compartilhe Amor”, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.